metropoles.com

Bolsonaro formaliza livre acesso da Igreja Católica ao Cristo Redentor

Documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante cerimônia no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (4/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro e autoridades em Cerimônia de Assinatura de Protocolo de Intenções entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o ICMBio e de Acordo para a Regularização Fundiária do Complexo da Maré e da Comunidade Parque Alegria - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e autoridades em Cerimônia de Assinatura de Protocolo de Intenções entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o ICMBio e de Acordo para a Regularização Fundiária do Complexo da Maré e da Comunidade Parque Alegria - Metrópoles - Foto: Alan Santos/PR

O governo federal formalizou na manhã desta segunda-feira (4/4), em cerimônia realizada no alto do Corcovado, a assinatura de um termo para conceder à Igreja Católica livre acesso ao Cristo Redentor.

Ao estabelecer regras para compatibilizar a atuação da Arquidiciose do Rio e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Acordo de Convivência assinado hoje encerra parte do impasse entre as duas organizações.

O documento é válido por 10 anos e permite o livre acesso ao Santuário independente de horário, além de garantir à arquidiciose uma participação na receita dos ingressos (entradas inteiras) pagos pelos cariocas e turistas. Os recursos serão destinados a projetos sociais da igreja e para manter o monumento.

A parceria entre o órgão e a entidade religiosa se dá de maneira harmoniosa e não dispensa o respeito ao sagrado, diz o Ministério do Meio Ambiente, em comunicado.

O evento desta segunda contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), dos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, da Economia, Paulo Guedes, do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, além do prefeito do Rio de Janeiro, o governador do Estado fluminense, entre outras autoridades federais e eclesiásticas.

Ainda há uma disputa pelas lojinhas que funcionam no ponto turístico. Em meados de 2021, outro órgão ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), entrou na Justiça para pedir a desocupação dos espaços comerciais, o que levou ao fechamento de quase todas as lojas, com exceção de uma.

A Cristo Redentor fica no Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação gerida pelo ICMBio. A Igreja Católica, por sua vez, é parte integrante da unidade por ser responsável pela área do Cristo Redentor, localizado no alto do Corcovado.

Transferência de titularidade

Também no evento desta segunda, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) transferiu a titularidade de terrenos do governo federal nas favelas de Parque União e Rubem Vaz (Maré) e no Parque Alegria (Caju) para a Prefeitura do Rio.

O município terá agora dois anos para elaborar o projeto de regularização fundiária. Também será concedido o prazo – prorrogável – de cinco anos para concluir a implantação da infraestrutura essencial e titulação final em nome das famílias que moram na comunidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?