Bolsonaro faz reunião com ministros no Palácio da Alvorada
O encontro não estava previsto na agenda das autoridades
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne-se, na manhã desta terça-feira (6/7), com ministros. O encontro, que começou por volta de 8h30, é realizado no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Antes da reunião, o presidente reuniu autoridades no lado de fora do Alvorada para a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional. Além dos ministros, estavam presentes secretários, parlamentares e os comandantes do Exército e da Marinha, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Almir Garnier Santos, respectivamente. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também participou da solenidade.
O encontro não constava na agenda de algumas autoridades. Não participam da reunião, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, e Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Segundo antecipou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e foi confirmado pelo Metrópoles, um dos temas tratados no encontro é a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que será aberta em meados de julho, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.
A indicação de Mendonça cumpre a promessa do presidente de designar alguém “terrivelmente evangélico” para a Corte. Mendonça é bacharel em teologia, pastor e frequentador da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília. Integrantes da bancada evangélica no Congresso davam como certa a indicação.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), também foi convocado, pela primeira vez no ano, a se unir ao encontro da alta cúpula do governo federal. O general não participava das reuniões ministeriais desde 2020.
“Não, não fui convidado, não fui chamado. Então, acredito que o presidente julgou que era desnecessária a minha presença. Só isso!”, disse o general quando questionado sobre o motivo de não ter sido convidado para a reunião governamental, que ocorreu em fevereiro.
O assunto do encontro não foi divulgado. A reunião ocorria em meio às negociações em torno de uma nova prorrogação do auxílio emergencial.
Já em junho, no último encontro formal do presidente com ministros, no Palácio do Planalto, discutiu-se vários assuntos, entre eles, a prorrogação do auxílio emergencial e aquisição de vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada ao Metrópoles por um integrante do Planalto.