Bolsonaro faz passeio de moto no Dia dos Pais, em Brasília
A concentração ocorre na Praça dos Três Poderes. Percurso inclui regiões administrativas do Distrito Federal, como Ceilândia e Taguatinga
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou apoiadores para um passeio de moto por Brasília neste domingo (8/8), Dia dos Pais. O trajeto inclui regiões administrativas do Distrito Federal, como Ceilândia e Taguatinga. A concentração ocorreu na Praça dos Três Poderes e o comboio de motociclistas saiu às 9h40 pela Esplanada dos Ministérios.
Antes, acompanhado pelo comboio presidencial, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada 20 minutos antes das 9h. Ao chegar ao Palácio do Planalto, Bolsonaro, sem máscaras, desceu a rampa, onde foi cercado por apoiadores.
Presidente @jairbolsonaro desce a rampa do Palácio do Planalto e vai ao encontro dos motociclistas.
Vídeo: Gustavo Alcântara/ Especial Metrópoles pic.twitter.com/ti5G3pIgvt
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) August 8, 2021
Após percorrer a Esplanada dos Ministérios, a motociata seguiu pela rodovia BR-070, a caminho da Ceilândia, cidade onde viveu a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ao chegar à tradicional Feira da Ceilândia, Bolsonaro foi recebido com gritos e “mito” por pessoas que estavam no local. Antes Bolsonaro parou o comboio, na BR-070, em frente ao acesso a Via 0-1, em Ceilândia. O presidente desceu da moto, cumprimentou apoiadores e tirou fotos com simpatizantes. Também recebeu cumprimentos pelo Dia dos Pais.
O comboio presidencial acompanha o passeio. Depois de sair de Ceilândia, a motociata passou em frente à Cidade Industrial e iniciou o caminho de volta ao Planalto, onde chegou às 11h20. Novamente, sem máscara, Bolsonaro passou a cumprimentar as pessoas que se aglomeram para recebê-lo. A maior parte das pessoas também estava sem máscara.
Depois disso, Bolsonaro encerrou o passeio e seguiu para o Palácio da Alvorada.
Veja fotos deste domingo:
O passeio foi anunciado por Bolsonaro em conversas com apoiadores no Palácio da Alvorada na última sexta-feira (6/8).
Veja cenas do passeio de moto com apoiadores em Brasília:
“Vamos dar um passeio, sim. Parece que o pessoal está acertando um percurso, talvez Ceilândia, Taguatinga, e volta para cá. Mas, em frente à Presidência, já sai uma pista larga, na Presidência da República, na Praça dos Três Poderes. A gente marca ali para as 9h, 9h e pouquinho, a gente sai”, disse Bolsonaro. “Nós fizemos no Dia das Mães, vamos fazer agora no Dia dos Pais, né? Nós também merecemos, né?”, prosseguiu.
Bolsonaro tem promovido passeios de moto por várias cidades do país. Os eventos se transformaram em atos políticos, nos quais o presidente discursa. Além de Brasília, esteve em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Chapecó (SC), Porto Alegre (RS) e Presidente Prudente (SP). Nesse sábado (7/8), esteve em Florianópolis (SC).
“Campanha à reeleição”
A comitiva de apoiadores do presidente começou a se concentrar desde o início da manhã na Praça dos Três Poderes. Com bandeiras do Brasil e vestindo verde e amarelo, os motociclistas que participam da motociata de Dia dos Pais para apoiar o presidente Bolsonaro se organizaram para seguir o percurso de moto.
O clima entre os apoiadores é de campanha, apesar de não ser ainda permitido manifestações nesse sentido e de ser proibido o uso de dinheiro público para esse fim.
A aposentada Maria das Graças Santos, posicionou-se em frente ao Palácio da Justiça, para acompanhar a saída do comboio. “Estou feliz em estar aqui neste domingo de Dia dos Pais para apoiar o nosso presidente. Ele merece o nosso carinho e esforço. Que venha uma reeleição.”
O dentista José Carlos Bonifácio, acompanhará o trajeto de motocicleta. Ele chegou à Esplanada dos Ministérios às 8h deste domingo. “Sempre o acompanho. Bolsonaro é um excelente presidente. Nada mais justo do que estarmos aqui hoje, neste dia simbólico, celebrando a data com ele. Eu também sou pai. Meus filhos vão entender eu ter vindo prestigiar a motociata do presidente para depois comemorarmos juntos.”
Balanço da PM
Após o passeio, a PMDF divulgou nota na qual informa que nenhum incidente foi registrado.
“Durante todo o percurso, equipe de diversas forças de segurança realizaram o acompanhamento e nenhum incidente foi registrado. O evento teve início na via N1, por volta das 9h30. Os motociclístas seguiram pelo Setor de Indústrias Gráficas, EPTG, Pistão Norte, BR – 070, acessaram o taguacenter para seguirem pela via Hélio Prates até Ceilândia. Depois voltaram pela BR – 070, via Estrutural, Eixo Monumento e o evento foi encerrado na Esplanada dos Ministério. Durante todo o percurso, equipe de diversas forças de segurança realizaram o acompanhamento e nenhum incidente foi registrado”, destaca a nota.
Alteração de trânsito
A Polícia Militar do Distrito Federal divulgou plano de alteração do trânsito na área da Esplanada dos Ministérios neste domingo. “O acesso ao local de concentração se estende desde o Palácio do Planalto até o Quartel do Corpo de Bombeiros para motocicletas não credenciadas. O acesso para esse local de concentração será pela Via L4”, informa a nota.
“Motocicletas credenciadas, a concentração será a partir da Praça dos Três Poderes até a frente do Itamaraty, acessando pela VIA S1. Toda a área de concentração estará inacessível a veículos de quatro rodas a partir das 6h do mesmo dia”, conclui o comunicado.