Bolsonaro faz novo encontro com embaixador de Israel
Presidente eleito e seu filho Eduardo sinalizaram, mais de uma vez, com a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na residência oficial da Granja do Torto na manhã desta quarta-feira (28/11). Esse é o segundo encontro entre Bolsonaro e Shelley desde as eleições. A visita contou com a participação do ministro das Relações Exteriores (MRE), Ernesto Aráujo, do chefe do Gabinente de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e de Flávio Bolsonaro, filho do presidente.
Bolsonaro e o filho Eduardo sinalizaram, mais de uma vez, com a transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Caso a mudança se confirme, o país repetirá o gesto da Guatemala e dos Estados Unidos. Eduardo afirmou um dia antes do novo encontro do presidente eleito com o embaixador israelense não haver incerteza sobre a mudança, mas não soube precisar datas para a troca ser realizada. “A questão não é perguntar se vai, a questão é perguntar quando será [a mudança]”, comentou.
A questão da localização das embaixadas em Israel é particularmente sensível. O Estado judeu considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, enquanto os palestinos desejam tornar Jerusalém Oriental a capital do seu futuro Estado. Para a comunidade internacional, o status da Cidade Santa deve ser negociado por ambas as partes e as embaixadas não devem se estabelecer lá até que um acordo seja alcançado.
A mudança contraria resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugerem negociações com os palestinos sobre o status da cidade sagrada. O assunto já foi alvo de diversas idas e vindas de Jair Bolsonaro.
Israel ocupa Jerusalém Oriental desde a guerra de 1967 e posteriormente a anexou, algo que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional. O presidente americano Donald Trump rompeu em dezembro de 2017 com décadas de diplomacia reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.
Bolsonaro divulgou o encontro com o embaixador na sua conta oficial no Twitter:
Recebi a ilustre visita do Embaixador de Israel, Yossi Shelley, na companhia do futuro Chanceler, Ernesto Araújo, e do futuro Ministro de Estado Chefe do Gab. de Segurança Institucional, General Heleno. O Brasil tem tudo pra ser uma nação respeitada e admirada no mundo todo. ??
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 28, 2018
Retorno ao Rio
Ainda pela manhã, Bolsonaro se deslocará para o Centro Cultural Banco do Brasil. Lá, cuidará de despachos internos e receberá autoridades na parte da tarde. Freitas é o décimo terceiro nome anunciado para o corpo ministerial de Bolsonaro.
Na terça (27), ele anunciou Tarcísio Gomes de Freitas como ministro da Infraestrutura. A expectativa é que mais nomes sejam escolhidos nesta quarta. Às 18h, está previsto o retorno do presidente eleito para o Rio de Janeiro.