Bolsonaro faz live de 5ª para mostrar relatórios do BNDES
Em 2019, estatal gastou R$ 48 milhões para realizar auditoria interna. Não foram encontradas irregularidades citadas pelo presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou na noite desta quinta-feira (27/1) sua tradicional live semanal.
Veja como foi:
Ao longo desta semana, o chefe do Executivo federal vinha prometendo que, durante a transmissão ao vivo, iria apresentar relatórios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Bolsonaro, os documentos mostram irregularidades em bancos oficiais, estatais e ministérios nos últimos 20 anos.
O presidente fala sobre o assunto desde a campanha eleitoral de 2018, quando dizia que iria abrir o que chamou de “caixa-preta do BNDES”. De acordo com Bolsonaro, a caixa-preta revelaria os supostos esquemas durante as gestões dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
O presidente dizia que o dinheiro público era desviado para países e organizações ligadas ao Foro de São Paulo. O grupo, criado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 1990, é integrado por organizações e partidos de esquerda na América Latina e no Caribe.
Sem irregularidades
No primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro, o BNDES desembolsou R$ 48 milhões em uma auditoria nos contratos de empréstimos do banco a empresas e governos estrangeiros. A inspeção, no entanto, não encontrou indícios de irregularidades.
Ao fim da investigação, que durou quase dois anos, o BNDES elaborou um relatório de oito páginas, no qual diz que não foram encontradas evidências diretas de corrupção em oito operações realizadas entre 2005 e 2018, com empresas como a JBS, Bertin e Eldorado Brasil Celulose.
No ano passado, o presidente admitiu estar convencido de que não existia caixa-preta no BNDES.