Bolsonaro escala militar para comandar redes sociais do governo
Didio Pereira irá coordenar a estrutura de mídias digitais e reforçar a comunicação oficial do Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O coronel Didio Pereira de Campos, ex-comandante do Centro de Comunicação Social do Exército, é o novo nome responsável pela diretoria de Publicidade, da Secretaria de Publicidade e Promoção, da Secretaria Especial de Comunicação Social, da Secretaria de Governo da Presidência da República.
A decisão saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (11/3), assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
A indicação do militar é um reforço para as redes sociais do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Pereira irá coordenar a estrutura de mídias digitais e fortalecer a comunicação oficial do Palácio do Planalto.
O presidente, num primeiro momento, chamou de “fake news” uma publicação sobre o tema. Na sequência, porém, ele disse que a indicação do militar não tem a ver com o seu perfil pessoal nas redes sociais, o qual foi pivô de crises nos últimos dias.
“A primeira chamada fala sobre um novo coordenador das redes sociais após ‘polêmicas’, induzindo o leitor a associar meu perfil pessoal à notícia”, disse o presidente sobre reportagem do jornal Folha de S.Paulo.
Polêmicas
No dia 5 deste mês, o presidente usou a sua conta no Twitter para criticar uma manifestação do Carnaval de rua. Ele publicou um vídeo obsceno, o qual disse ser de um bloco carnavalesco. O conteúdo bateu mais de 2 milhões de visualizações e mais de 7 mil compartilhamentos em 18 horas de veiculação.
Confira o vídeo:
Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conslusões: pic.twitter.com/u0qbPu9sie
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 5 de março de 2019
Alguns usuários, ao acessarem o post do presidente, encontraram a mensagem “esta mídia pode conter material sensível”. A publicação continua na conta de Jair Bolsonaro na rede social.
Após publicar o vídeo, o presidente perguntou aos seus seguidores o que significava golden shower, viralizando novamente no site e ficando nos assuntos mais comentados da rede por dias.
Outra polêmica envolvendo as redes sociais aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), quando Bolsonaro afirmou em sua conta pessoal no Twitter que a repórter Constança Rezende, do Estado de S. Paulo, diz querer “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”.
Constança Rezende, do “O Estado de SP” diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o Impeachment do Presidente Jair Bolsonaro. Ela é filha de Chico Otavio, profissional do “O Globo”. Querem derrubar o Governo, com chantagens, desinformações e vazamentos. pic.twitter.com/1iskN3Az2F
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 10 de março de 2019
O próprio Estadão, no entanto, desmentiu a história e se solidarizou com a repórter.