metropoles.com

Bolsonaro entra com impeachment quando é contrariado, alfineta Aziz

Após decisão liminar desfavorável ao colegiado, o presidente da CPI da Covid-19 aproveitou para provocar o presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz_CPI da Covid
1 de 1 Omar Aziz_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), comentou a decisão liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a Ivanildo Gonçalves Dias faltar ao depoimento desta terça-feira (31/8) e aproveitou para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O motoboy teria sacado valores milionários para a VTCLog.

“Somos diferente do presidente Bolsonaro, que quando é contrariado entra com impeachment contra ministros. Nós respeitamos as decisões e não vamos entrar com nenhum pedido de impeachment contra ministro por decisões contrárias”, provocou o senador, referindo-se ao pedido de impeachment pautado pelo presidente da República contra o ministro Alexandre de Moraes.

“Respeitamos todas as decisões que o Supremo ou qualquer instância tem tomado em relação à CPI, mas temos o direito de recorrer”, enfatizou.

Aziz criticou também a ausência da diretora-presidente da VTCLog, Andréia Lima, para depor à comissão. A convocação dela foi feita após a decisão de Nunes Marques. O senador afirma que teria sido procurado pela representante da empresa em seu gabinete e que se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.

Como retaliação ao não comparecimento de pessoas ligadas à companhia, o presidente do colegiado afirmou que as investigações vão se aprofundar, ainda mais, nos contratos firmados entre a empresa e o Ministério da Saúde. A VTCLog é a responsável por gerir os serviços de logística da pasta.

“[Andréia Lima] me procurou no meu gabinete pra vir aqui. Quero dizer que, agora, a CPI irá focar no depoimento de todas as pessoas da VTCLog. Iremos a fundo na VTCLog”, disse o senador na abertura da sessão.

Notificação

Mais cedo, Andréia Lima notificou que não compareceria, nesta terça, à CPI da Covid-19, alegando ter compromisso em São Paulo. A comissão ainda não marcou uma nova data para depoimento da investigada.

A diretora-presidente da empresa investigada disse estar “à disposição para contribuir com os trabalhos da CPI, mas devido à agenda prévia de viagem relacionada a logística de distribuição das vacinas” não pode comparecer.

Segundo ela, a convocação foi feita após as 22h dessa segunda-feira (30/8), “às vésperas de tarefas inadiáveis que exigem a sua presença na capital paulista”.

A diretora-presidente da VTCLog disse que, entre outros compromissos em São Paulo, vai gerenciar todos os lotes recém-chegados de vacinas e, impreterivelmente nesta terça-feira, definir sobre a contratação de tecnologia para transporte da Pfizer a -70°C dentro dos prazos e necessidades do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?