Bolsonaro embarca rumo ao Oriente Médio na sexta para “giro comercial”
Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e chanceler Carlos França acompanham presidente em agenda com foco em comércio e investimentos no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarcará, na próxima sexta-feira (12/11), para viagem de uma semana ao Oriente Médio. No roteiro presidencial, estão inclusas passagens por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Manama, no Bahrein; e Doha, no Catar.
Segundo o Itamaraty, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o chanceler Carlos França vão acompanhar o mandatário da República. A comitiva ainda não foi totalmente definida, mas a previsão é que os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também participem.
De acordo com o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, a viagem terá como foco comércio e investimentos no Brasil (veja, abaixo, a agenda prevista).
“Essa viagem vai dar oportunidade para que se trave, no mais alto nível, um intercâmbio sobre impressões deste mundo pós-pandemia, o novo quadro geopolítico e a perspectiva de retomada econômica”, disse o chanceler durante briefing à imprensa nesta terça-feira (10/11).
A aposta do governo brasileiro, durante o giro comercial, é vender um país “altamente inovador”, passível de receber investimentos, principalmente na área de infraestrutura.
O foco principal da comitiva brasileira está nos Emirados Árabes, onde o presidente ficará por três dias. “Nós estamos muito ambiciosos com os Emirados Árabes. Queremos mais investimentos em áreas do nosso interesse, como infraestrutura, por exemplo. Os Emirados Árabes também têm um programa espacial. Nós acreditamos que também possamos nos concentrar nessa área”, afirmou o diretor do Departamento de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Sidney Leon Romeiro.
Agenda
O presidente Jair Bolsonaro deve deixar Brasília na manhã da próxima sexta-feira (12/11). Após uma escala em Lisboa, o mandatário chegará a Dubai na manhã de sábado (13/11). Do aeroporto, o chefe do Executivo federal deverá seguir direto para o hotel.
A previsão é que a agenda internacional dure quatro dias, de 14 a 18 de novembro. A volta ao Brasil deve ocorrer na manhã de 19 de novembro.
Veja a previsão dos principais compromissos do presidente no Oriente Médio:
Dubai
O presidente deve dar início às agendas oficiais no domingo, considerado dia útil no Oriente Médio. Na manhã do dia 14 de novembro, o líder brasileiro deverá participar da abertura do Dubai Air Show, além de se encontrar com o primeiro-ministro, vice-presidente dos Emirados Árabes e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
À tarde, o titular do Palácio do Planalto deve comparecer ao almoço oferecido pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al Nahyan, além de participar de assinaturas de atos internacionais.
Ainda na tarde de domingo, a previsão é que Bolsonaro visite a planta industrial da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, que oferecerá uma recepção para o mandatário brasileiro.
Na segunda (15/11), dia da Proclamação da República do Brasil, Bolsonaro deve participar da abertura do Invest In Brasil Forum, um dos eventos previstos na Expo Dubai. O presidente também deverá visitar o pavilhão de exposições brasileiras.
Bahrein
Bolsonaro chega a Manama, capital do Bahrein, na manhã de 16 de novembro. Na agenda, está prevista a inauguração da embaixada brasileira no país, além de um almoço e uma reunião bilateral com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa.
Catar
O chefe do Executivo federal desembarcará no Catar na manhã do dia 17 de novembro. Logo na chegada ao país, o presidente brasileiro deverá se encontrar com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para uma reunião, seguida de cerimônia de assinatura de atos internacionais.
Os dois líderes ainda terão encontros privados e uma segunda reunião, com autoridades dos dois países. Após as agendas, Bolsonaro também deverá participar de um almoço oferecido pelo Emir do Catar.
No período da tarde, está prevista a visita do presidente ao estádio Lusail, com a presença do presidente-executivo da Fifa. À noite, o chefe do Executivo ainda deverá participar de um jantar oferecido pelo emir do Catar a empresários do país.