metropoles.com

Bolsonaro elogia bancos que não taxaram cheque especial

De manhã, o presidente defendeu a taxação como “medida para reduzir os juros” para quem precisar usar limite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro faz exemas do HFAB. Brasília(DF), 11/
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro faz exemas do HFAB. Brasília(DF), 11/ - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Depois de criticar o Podemos, pela manhã, pelo fato de a legenda entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a cobrança por parte dos bancos sobre o limite de cheque especial, o presidente Jair Bolsonaro, na noite deste sábado (11/01/2020) usou suas redes sociais para elogiar a atitude dos Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de optarem pela não cobrança sobre os limites disponíveis acima de R$ 500,00 para o cliente, mesmo que sem o uso.

“O Banco do Brasil informa que não cobrará tarifa sobre o cheque especial de seus clientes. O mesmo já vem acontecendo com a CEF. Você sabe quem indicou os presidentes do BC, CEF, BNDES e BB no Governo Jair Bolsonaro? E nos governos anteriores, como eles eram indicados?”, questionou o presidente em postagem no Twitter.

A cobrança foi permitida por uma resolução do Banco Central que passou a vigorar no início deste ano. No entanto, a maioria das instituições bancárias do país, públicas e privadas, optaram por não realizar a cobrança sobre o cheque-especial acima dos R$500,00 não utilizados pelo cliente. A regra está sendo contestada pelo Podemos por meio de uma Ação de Inconstitucionalidade apresentada ao STF.

Pela manhã, o presidente alegou que a tarifa fazia “parte de uma medida para reduzir os juros do cheque especial que passam a ficar limitados em 8% ao mês”, referindo-se a quem usa o limite oferecido pelos bancos.

A alegação do presidente,  no entanto foi rebatida pelo Podemos, que emitiu uma nota classificando o argumento do presidente de “estelionato retórico”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?