metropoles.com

Bolsonaro efetiva general Pazuello como ministro interino da Saúde

A nomeação ocorreu nesta quarta-feira e foi publicada no Diário Oficial da União. Na prática, militar já vinha comandando a pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde
1 de 1 Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) efetivou o general Eduardo Pazuello ministro interino da Saúde. Antes, o militar comandava a pasta sob a alcunha de ministro substituto. A nomeação ocorreu nesta quarta-feira (03/06) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Na prática, Pazuello já vinha comandando interinamente o ministério desde o dia 15 de maio, quando o oncologista Nelson Teich pediu demissão. O general era o secretário-executivo.

Nos bastidores, Pazuello e Bolsonaro firmaram um acordo para que ele permaneça na pasta até meados de setembro. Contudo, o presidente já demonstrou interesse na permanência dele na Saúde.

Pazuello chegou ao ministério para ser o número dois da pasta na mesma época que Teich. O militar foi uma escolha pessoal de Bolsonaro.

Em vários momentos, assumiu, na prática, o protagonismo da pasta, principalmente em declarações nas quais se posicionava ao lado de Bolsonaro, especialmente sobre as medidas de isolamento social e o tratamento de pacientes com cloroquina.

Uma das primeiras medidas de Pazuello foi alterar o protocolo de tratamento com a hidroxicolorquina, recomendando o uso em casos leves mesmo sem comprovação científica de eficácia.

Histórico

Pazuello nasceu no Rio de Janeiro e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984, como oficial de intendência. No Exército, ele comandou o 20° Batalhão Logístico Paraquedista e foi Diretor do Depósito Central de Munição, ambos no Rio de Janeiro.

Em 2014, foi promovido a General-de-Brigada e, em 2018, a General de Divisão. Antes de ir para o ministério, exercia o comando da 12ª Região Militar, em Manaus.

Como Oficial General, foi coordenador logístico das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?