metropoles.com

Bolsonaro é o mais influente nas redes sociais e Lula, o segundo

Levantamento entre os presidenciáveis traz ainda Álvaro Dias, João Dória e Ronaldo Caiado nos primeiros lugares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Votação na Câmara dos Deputados do impeachment ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff – Na foto o deputado Jair Bolsonaro Brasília – DF 17/04/2016
1 de 1 Votação na Câmara dos Deputados do impeachment ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff – Na foto o deputado Jair Bolsonaro Brasília – DF 17/04/2016 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

No Twitter e no Facebook, a briga não é polarizada apenas entre os eleitores e apoiadores dos pré-candidatos à presidência da República Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luís Inácio Lula da Silva (PT-SP). Os políticos líderes da corrida ao Palácio do Planalto em 2018 também mantém disputa nas redes sociais para saber quem tem mais seguidores e engajamento, qual dos dois publica mais conteúdos e alcança um público maior. E em outubro, pelo segundo mês seguido, deu Bolsonaro.

De acordo com levantamento realizado pela FSB Comunicação, o deputado federal é o pré-candidato ao Planalto mais influente nas plataformas de relacionamento, com nota 77, 21. Lula é o segundo colocado, com 71, 23. A diferença entre o petista e o congressista para os demais concorrentes é enorme. O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), terceiro colocado, atingiu apenas 39,27 pontos.

O top cinco é completado pelo prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-SP) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Aparecem ainda Marina Silva (Rede-AC), o atual presidente Michel Temer (PMDB-SP), Geraldo Alckmim (PSDB-SP), Ciro Gomes (PDT-CE), Luciana Genro (PSol-RS), Cristovam Buarque (PPS-DF), Fernando Haddad (PT-RJ), Rodrigo Maia (DEM-RJ), José Serra (PSDB-SP), Eduardo Jorge (PV-BA), Henrique Meirelles (PSD-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG).

Confira abaixo a pontuação de cada um, de acordo com a pesquisa da FSB:  


Números

Ao todo, os 17 pré-candidatos à presidência da República tiveram 10 milhões de interações entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse total, 32,2% dos conteúdos foram publicados no Facebook e 67,7%, no Twitter. Apenas Bolsonaro e Lula tiveram, juntos, quase 70%. Ou seja, de cada 10 postagens, sete foram nos perfis de Bolsonaro ou de Lula.

O senador Aécio Neves foi o último porque não posta conteúdos em suas redes sociais desde o dia 21 de setembro. Já o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é o penúltimo, mas vale ressaltar que ele tem apenas Twitter, não fazendo postagens no Facebook.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?