metropoles.com

Bolsonaro e Itamaraty aprovam “combate ao terrorismo”

Ministério das Relações Exteriores afirma que o país está pronto para participar de “esforços internacionais” para evitar escalada militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raylson Ribeiro/MRE
Ernesto-Araújo2
1 de 1 Ernesto-Araújo2 - Foto: Raylson Ribeiro/MRE

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta sexta-feira (03/01/2020) que o governo brasileiro “não pode ser indiferente” à “ameaça” de terrorismo “que afeta inclusive a América do Sul”. Na noite de quinta (02/01/2020), o general iraniano Qassim Suleimani foi morto pelas tropas dos Estados Unidos, no aeroporto internacional de Bagdá.

Pouco antes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na Band, Bolsonaro reforçou que a posição do Brasil é “se aliar a qualquer país do mundo no combate ao terrorismo”. “Nós sabemos, em grande parte, o que o Irã representa para os vizinhos e para o mundo”, criticou, se alinhando à posição dos Estados Unidos.

O presidente também citou suposto envolvimento do general iraniano com o atentado à Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em 1994, quando o governo do Irã foi acusado por procuradores do país sul-americano de patrocinar o ataque.

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, o Itamaraty afirmou que o país está pronto para participar de “esforços internacionais” para evitar esses conflitos, porque o “terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos”.

“Diante dessa realidade, em 2019 o Brasil passou a participar em capacidade plena, e não mais apenas como observador, da Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, que terá nova sessão em 20 de janeiro em Bogotá”, escreveu.

Segundo a pasta, o governo federal acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, decorrentes da crise entre os EUA e o Irã. “Inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas”.

Combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro ressaltou a preocupação em torno do possível aumento dos combustíveis nos próximos dias. Se houver novas tarifas, o presidente afirmou que vai “tomar providências”, mas não interferirá na política de preços da Petrobras.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?