Bolsonaro e Fábio Faria fazem primeira videochamada em 5G do Brasil
Presidente disse que tecnologia vem “em boa hora” e vai integrar regiões do país. Leilão do 5G deve ser realizado no 1º semestre de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fizeram, nesta sexta-feira (9/4), a primeira videochamada utilizando a tecnologia 5G no Brasil. Bolsonaro recebeu, do Palácio do Planalto, uma ligação do ministro Fábio Faria, diretamente da sede da Nokia, em São Paulo (SP).
A agenda faz parte de uma série de demonstrações de fabricantes da tecnologia ao governo brasileiro. Segundo o titular das Comunicações, o leilão do 5G deverá ser realizado “daqui a poucos meses”.
Em fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão de frequências do 5G. O documento será enviado agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o certame ocorra ainda no primeiro semestre de 2021.
“Parabéns por estarem colaborando com a evolução da internet no Brasil e no mundo”, disse Bolsonaro, saudando os executivos da Nokia. “Realmente, a 5G vem em boa hora, porque nós, no Brasil, precisamos cada vez mais integrar as regiões, ainda existe um deserto na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar – e muito”, continuou.
A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. O recurso promete velocidades até 20 vezes superiores às do 4G, com melhor consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. Será a maior licitação de espectro da história do país.