metropoles.com

Bolsonaro é “confuso e incompetente”, diz Caetano Veloso a jornal britânico

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele classificou o atual governo como “uma raquete de insanidades”. 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Caetano Veloso
1 de 1 Caetano Veloso - Foto: Divulgação

O músico Caetano Veloso criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em entrevista ao jornal britânico The Guardian nesta quarta-feira (29/07) classificando sua atuação como “confusa” e “incompetente”. Para ele, o governo atual é uma “raquete de insanidades”.

“Ter um governo militar é horrível e Bolsonaro é tão confuso, tão incompetente. O governo dele não fez nada”, disse. “O que o Executivo brasileiro fez no período desde que ele foi presidente? Nada … Não houve governo – apenas uma raquete de insanidades”, opinou, ao periódico.

Para Caetano, a postura de Bolsonaro diante a pandemia do novo coronavírus tem sido “catastrófica”. “É bestial – e o presidente mantém sua posição, mesmo tendo sido infectado . Ele nem se comportou como Boris Johnson [primeiro-ministro do Reino Unido], que mudou de orientação depois de ser infectado”, disse.

“O que vimos tem sido mais sobre destruição. Tudo o que foi feito na Amazônia foi incentivar o desmatamento; tudo o que foi feito na esfera cultural tem a ver com o desmantelamento … museus, grupos de teatro, produtores de música e cinema”, continuou.

Apesar das duras críticas, o músico, apresentado no início do texto como o compositor exilado em Londres na época da ditadura, alegou que Bolsonaro é um retrato do Brasil e, por isso, amealha ainda cerca de um terço dos votos pelo país.

“Você não pode dizer que Bolsonaro não é o Brasil”, acrescentou. “Ele é muito parecido com muitos brasileiros que eu conheço. Ele é muito parecido com o brasileiro médio – na verdade, a capacidade dele e de seu bando de permanecer no poder depende de enfatizar essa identificação com o brasileiro ‘normal’ ”.

Logo na abertura da entrevista, o jornalista enfatiza a militância de Caetano contra a ditadura e pediu um posicionamento do músico sobre os atos antidemocráticos que ocorreram nos últimos meses. “Um pesadelo absoluto. É apenas loucura”, opinou. O compositor classificou os apoiadores de Bolsonaro como “fanáticos” e “bando ultra-reacionário”. 

Por fim, Caetano confessou o “medo” de o presidente e seus apoiadores no Executivo não deixarem o posto com as eleições de 2022: “Temo que essas pessoas não vão querer deixar o poder tão facilmente”, concluiu.

5 imagens
Desinibido, o cantor e compositor baiano há décadas posa de cueca no camarim
E se tornou um meme
Odara --
A festa homenageia os 75 anos de Caetano Veloso. No <b>Flutuante Laguna (SCES Trecho 2)</b>, a partir das 23h. Ingressos a R$ 50 (pagamento em dinheiro). Não recomendada para menores de 18 anos
Caetano Veloso
1 de 5

Ele ganhou o processo

Reprodução/ Instagram
2 de 5

Desinibido, o cantor e compositor baiano há décadas posa de cueca no camarim

Instagram/Reprodução
3 de 5

E se tornou um meme

Divulgação
4 de 5

Odara -- A festa homenageia os 75 anos de Caetano Veloso. No Flutuante Laguna (SCES Trecho 2), a partir das 23h. Ingressos a R$ 50 (pagamento em dinheiro). Não recomendada para menores de 18 anos

Daniele Venturelli/Getty Images
5 de 5

Caetano Veloso

Divulgação

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?