metropoles.com

Bolsonaro diz ter opinado em consulta sobre vacinação de crianças

Anunciada por Marcelo Queiroga no último sábado (18/12), a consulta pública teve início na noite dessa quinta-feira (23/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O Presidente da República, Jair Bolsonaro
1 de 1 O Presidente da República, Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (24/12), que participou da consulta pública do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. O questionário foi disponibilizado, na noite de quinta-feira (23/12), no site da pasta.

“Eu preenchi, como cidadão. Eu dei minha opinião lá”, declarou o presidente durante conversa com a imprensa no Palácio da Alvorada.

Anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último sábado (18/12), a consulta pública sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos teve início na noite dessa quinta-feira (23/12). A pesquisa, segundo Queiroga, servirá para a população e pais dos menores. A consulta poderá ser acessada no site do ministério até o dia 2 de janeiro.

Depois de preencher um questionário com informações pessoais, como nome, documentos, e em qual qualificação o cidadão está preenchendo a pesquisa, a pessoa é direcionada para uma página com as seguintes perguntas:

1. Você concorda com a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de forma não compulsória conforme propõe o Ministério da Saúde?

2. Você concorda com a priorização, no Programa Nacional de Imunização, de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades consideradas de risco para Covid-19 grave e aquelas com deficiência permanente para iniciarem a vacinação?

3. Você concorda que o benefício da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a apresentação do termo de assentimento dos pais ou responsáveis?

4. Você concorda que o benefício da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a prescrição da vacina pelos pediatras ou médico que acompanham as crianças?

5. Você concorda com a não obrigatoriedade da apresentação de carteira de vacinação para que as crianças frequentem as escolas ou outros estabelecimentos comerciais?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, há uma semana, a utilização da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

De acordo com a agência reguladora, a dosagem do imunizante será pediátrica, e o frasco terá cor diferenciada da fórmula para adultos. Apesar da autorização, cabe ao governo federal adquirir as doses e incluir as crianças no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O assunto já foi rejeitado, em diversas ocasiões, pelo presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defende que o tema não é consensual. Mesmo com respaldo científico da Anvisa, de entidades médicas e da câmara técnica que assessora o Ministério da Saúde, Queiroga acredita que a imunização das crianças ainda deve ser debatida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?