metropoles.com

Bolsonaro diz ser possível “ganhar guerra” jogando dentro das 4 linhas

Declaração do presidente foi feita a apoiadores no mesmo dia em que Fux criticou disputas baseadas no discurso “nós contra eles”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bolsonaro-corrupção-1024×576
1 de 1 Bolsonaro-corrupção-1024×576 - Foto: null

No dia em que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, abriu o Ano Judiciário criticando disputas baseadas no discurso “nós contra eles”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar a seus apoiadores que enfrenta uma “guerra”.

No cercadinho do Palácio da Alvorada, o mandatário afirmou que é possível “ganhar essa guerra jogando dentro das quatro linhas”.

A expressão sobre as quatro linhas costuma ser usada por Bolsonaro para indicar que vai agir dentro da legalidade e dos preceitos constitucionais. Ele também a utiliza para atacar adversários quando agem em desacordo com o que o presidente defende ou prega.

“A gente tá jogando dentro das quatro linhas. Tem gente que fica chateado: ‘Tá jogando dentro das quatro linhas’. Tô. Dá pra ganhar essa guerra, vamos ganhar essa guerra dentro das quatro linhas”, disse Bolsonaro a apoiadores na manhã desta terça-feira (1º/2). A conversa foi divulgada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Bolsonaro não compareceu à sessão de abertura do Ano Judiciário, que ocorreu às 10h. O presidente da República chegou a confirmar presença. Entretanto, cancelou a participação nessa segunda-feira (31/1), com a justificativa de uma viagem oficial a São Paulo.

Ele sobrevoa cidades paulistas atingidas pelas chuvas dos últimos dias acompanhado por ministros e auxiliares.

A sessão de abertura do Ano Judiciário, que marca o retorno dos ministros aos trabalhos, ocorreu em formato virtual, em razão da alta de casos de Covid-19 do país. Fux, porém, fez o discurso do plenário do STF.

O presidente da Corte pontuou que Bolsonaro mandou comunicado com a justificativa. No lugar do mandatário do país, participou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

Discurso de Fux

No discurso de abertura, Fux condenou embates políticos e ressaltou que 2022 será um ano com muitos desafios. Ele afirmou ainda que a Corte espera que o ano eleitoral seja de estabilidade e tolerância.

“A democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles’. Todos os brasileiros devem buscar o bem da nação. Entre lutas e barricadas, vivemos um Brasil democrático”, disse Fux.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?