metropoles.com

Bolsonaro diz ser de 2015 vídeo que cita facada ocorrida em 2018

Durante transmissão nas redes sociais, presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa: “Podre é elogio”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (27/02/2020) que o vídeo divulgado por ele, de uma manifestação contra o Congresso Nacional, é, na verdade, de 2015. A declaração foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, a jornalista Vera Magalhães revelou, na última terça-feira (25/02/2020), que o presidente tem divulgado um vídeo de manifestação contra o Parlamento desde antes do Carnaval. A informação foi confirmada pelo Metrópoles. Após a revelação, a jornalista tem sido duramente atacada nas redes sociais por bolsonaristas.

Ao menos um dos dois vídeos, porém, mostra cenas ocorridas em 2018 – como o atentado a faca que ele sofreu durante a campanha presidencial – e de 2019 – como cenas da posse dele.

O movimento apoiado por Bolsonaro e marcado para o próximo dia 15 de março, foi inflamado após comentário do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, chamando os parlamentares de chantagistas.

“Ela [Vera] não mostra o vídeo. Ela printou o vídeo. A pessoa que passou pra ela, ela printou e passou o vídeo. O vídeo dela não tem nada a ver, porque conta minha vida, a facada”, disse Bolsonaro – referindo-se a um dos vídeos citados pela jornalista.

E prosseguiu: “A Vera mentiu. Eu quero que a Vera mostre o vídeo em que eu estou convocando as pessoas para isso”, afirmou. Logo depois, cita a segunda produção, que teria sido feita em 2015: “Tem um (vídeo) de 2015, que, por coincidência, no 15 de março houve um movimento, que foi num domingo”, afirmou o presidente – sem, no entanto, explicar a relação com o que foi divulgado.

“Ela queria dar um furo de reportagem com o vídeo convocando para 15 de março, domingo, no afã de dar um furo e esqueceu de ver a data. Dá pra ver na minha cara que tô um pouco mais jovem. Cinco anos já faz uma certa diferença. Mais um trabalho porco que a mídia toda repercutiu”, acrescentou.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou, nesta noite, uma nota se posicionando sobre as declarações do presidente. Confira:

“O Estado de São Paulo lamenta que o Presidente da República ataque a jornalista Vera Magalhães acusando-a de mentir por ter revelado que ele divulgou via WhatsApp dois vídeos conclamando a participação nas manifestações previstas para o próximo dia 15 de março. Ao agir assim, ignorando os fatos, endossa conteúdos falsos vinculados ao tema que circulam nas redes sociais, algumas com ameaças veladas ou não direcionadas à Vera Magalhães.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?