metropoles.com

Bolsonaro diz que vai mostrar em live relatórios pedidos ao BNDES

Presidente afirmou ter pedido relatórios de todos os bancos oficiais, estatais e ministérios ao longo dos últimos 20 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO
BNDESS-840×519
1 de 1 BNDESS-840×519 - Foto: PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (27/1) que vai apresentar na live de hoje relatórios pedidos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para mostrar irregularidades em bancos oficiais, estatais e ministérios ao longo dos últimos 20 anos.

“Hoje vou falar um pouquinho do BNDES. Eu pedi o relatório de todos os bancos oficiais, estatais, ministérios… O que que foi o Brasil de 2000 para cá. São números… Você cai pra trás. O que fizeram com a Petrobras…”, disse ele a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

O mandatário ainda responsabilizou o aumento nos preços dos combustíveis à “roubalheira” na Petrobras. “E daí, como consequência — é uma crise mundial o combustível —, mas em parte da roubalheira. O ano passado pagamos R$ 100 bilhões de dívida da Petrobras. Tudo roubalheira. (…) E não é só a Petrobras não, é Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES”, prosseguiu.

A conversa foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Bolsonaro vem falando desde a campanha à Presidência da República sobre abrir o que seria uma “caixa-preta” no BNDES, a fim de revelar supostos esquemas dos governos petistas para escoar dinheiro público para países e organizações ligadas ao “Foro de São Paulo“.

Em 2019, o banco estatal chegou a gastar R$ 48 milhões na auditoria dos contratos de empréstimos a empresas e governos estrangeiros, mas não encontrou indícios de irregularidades. Após um ano e 10 meses de investigação, o banco divulgou um relatório de oito páginas que não apontou nenhuma evidência direta de corrupção em oito operações com a JBS, o grupo Bertin e a Eldorado Brasil Celulose, realizadas entre 2005 e 2018.

Já em junho de 2021, Bolsonaro admitiu estar convencido de que não existe nenhuma caixa-preta na estatal.

“Não foi caixa-preta, na verdade. Está aberto. Eu também pensava que era caixa-preta, mas está disponível, no site do BNDES, todos os empréstimos feitos para outros países”, disse ele, sem deixar, porém, de criticar os adversários petistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?