metropoles.com

Bolsonaro diz que tem ligação marcada com Volodymyr Zelensky no dia 18

No início do conflito, em fevereiro, quando foi cobrado sobre uma conversa com Zelensky, Bolsonaro o chamou de “comediante”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro fala ao telefone com apoiadora
1 de 1 Bolsonaro fala ao telefone com apoiadora - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, na tarde desta segunda-feira (11/7), que tem uma ligação telefônica com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agendada para a próxima segunda-feira (18/7). O país vive uma guerra, após invasão pela Rússia no dia 24 de fevereiro. O combate dizimou cerca de 50 mil pessoas.

A confirmação da agenda do telefonema foi feita pelo chefe do Executivo enquanto falava, em uma coletiva de imprensa, sobre os temas debatidos com a presidente da Hungria, Katalin Novák. A líder húngara foi recebida no Palácio do Planalto, em Brasília, e almoça com o mandatário brasileiro.

“[Eu] Disse que no próximo dia 18 tenho um telefonema acertado com o Zelensky, assim como depois da minha visita à Rússia antes do conflito tive uma outra conversa com o presidente Putin. E, nós queremos, cada vez mais, fazer o possível pela paz”, sugeriu Bolsonaro.

Novák, que preside a Hungria desde maio, compartilha com Bolsonaro agenda conservadora nos costumes, sendo, por exemplo, contrária ao aborto.

Relação com Zelensky

Alguns dias após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a ser cobrado para prestar solidariedade ao povo ucraniano e demonstrar apoio a Zelensky, assim como outros líderes mundiais fizeram à época.

Em uma coletiva de imprensa, após ser questionado sobre a aproximação com o líder do país, Bolsonaro retrucou: “O povo [ucraniano] confiou num comediante o destino de uma nação. Ele [Volodymyr Zelensky] tem que ter equilíbrio para tratar dessa situação aí”, disse.

Alguns dias depois, ele voltou a mencionar a pressão que vinha sofrendo para conversar com o presidente da Ucrânia. “Alguns querem que eu converse com Zelensky, o presidente da Ucrânia. Eu, no momento, não tenho o que conversar com ele. Eu lamento, se depender de mim não teremos guerra no mundo”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?