metropoles.com

Bolsonaro diz que publicar conversas vazadas é repercutir crime

Presidente acredita que invasão de telefones de autoridades teve por objetivo desqualificar Moro e a Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro é acusado de desmontar a comissão
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro é acusado de desmontar a comissão - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a dizer, nesta terça-feira (30/07/2019), que a invasão de celulares é crime. Para o chefe do Executivo, pegar uma informação e passar para a frente é “dar repercussão” à prática.

“Primeiro crime é invasão. Foi por terceiros. Quando você pega uma informação dessas, quer dizer, nem sei se é verdade o que ele tirou lá de dentro, e começa a passar para a frente, você está dando repercussão a um crime. Você tem a obrigação de tentar desvendar aquele crime”, pontuou Bolsonaro.

Ao falar sobre Glenn Greenwald, diretor do site The Intercept, o presidente disse que o jornalista cometeu “crime de invasão” e teria recebido para a publicação dos diálogos entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. “Ele é jornalista? Eles já acharam R$ 100 mil com gente deles lá”, disse o mandatário do país.

Não é a primeira vez que Bolsonaro insinua o recebimento de dinheiro por parte do jornalista. Nessa segunda-feira (29/07/2019), o titular do Palácio do Planalto sinalizou que acredita na possibilidade de haver “transações pecuniárias” envolvendo a publicação de reportagens com base em diálogos vazados do ministro Sergio Moro e de procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

“Estou achando que, no meu entender, ele cometeu um crime, porque em outro país ele estaria já numa outra situação. Espero que a Polícia Federal chegue e ligue realmente todos os pontos. E pelo que tudo indica, a intenção é sempre atingir a Lava Jato, atingir o [ministro] Sergio Moro, a minha pessoa, tentar desqualificar e desgastar. Invasão de telefone é crime, ponto final”, afirmou.

No sábado (29/07/2019), ele disse que o jornalista “poderia pegar uma cana” e que ele e o marido, o deputado federal David Miranda (PSol-RJ), são “malandros” por terem se casado e adotado dois filhos no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?