metropoles.com

Bolsonaro diz que PF já identificou hacker que derrubou sistema do STJ

Ataque cibernético ocorreu no sistema do tribunal na terça-feira (3/11), durante realização de sessões de julgamento dos colegiados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
cerimonia dia do servidor agenda bolsonaro palacio planalto2
1 de 1 cerimonia dia do servidor agenda bolsonaro palacio planalto2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (5/11) que a Polícia Federal (PF) já identificou o hacker que invadiu e derrubou o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O tribunal foi alvo do ataque cibernético na terça (3/11). Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas.

“Alguém entrou lá no acervo do STJ, Superior Tribunal de Justiça, pegou tudo, pegou todo o arquivo lá, guardou e pediu resgate [risos]. É o Brasil, né? Pedido de resgate… Bem, a Polícia Federal entrou em ação imediatamente. Tive a informação do diretor-geral da PF, o senhor Rolando Alexandre. E ele já foi elogiado pelo presidente do STJ no que ele conseguiu até agora. Já descobriram quem é o hackeador. Já descobriu, Cid [assessor do presidente]? Já descobriram? Pô, o cara hackeou e não conseguiu ficar aí duas horas escondido, pô”, disse o presidente durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Logo após a declaração de Bolsonaro, o STJ informou que o hacker “bloqueou, temporariamente, o acesso aos dados”. No entanto, o tribunal assegurou que todas as informações “estão preservadas nos sistemas de backup”.

“Permanecem íntegras as informações referentes aos processos judiciais, contas de e-mails e contratos administrativos, mantendo-se inalterados os compromissos financeiros do tribunal, inclusive quanto à sua folha de pagamento”, explicou em nota.

Segundo o tribunal, como medida de precaução, os links para rede mundial de computadores foram desconectados, implicando no cancelamento das sessões de julgamento e impossibilitando o funcionamento dos sistemas de informática.

Inquérito instaurado

Mais cedo, nesta quinta, foi instaurado inquérito policial para investigar a conduta do criminoso. Fora realizada diligências iniciais e peritos da PF analisam os aparelhos do tribunal.

O STJ não foi o único alvo do hacker. Nesta quinta-feira, sistemas do Governo do Distrito Federal (GDF) também foram alvos de uma tentativa de ataque virtual.

Para garantir a segurança e integridade dos dados da GDFNet, a Secretaria de Economia informou que tirou todos os servidores do ar.

Os sites do GDF caíram e não há previsão para o serviço voltar a funcionar. O fornecimento de internet para os servidores também foi interrompido, por medida de segurança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?