Bolsonaro diz que orçamento é carimbado e “briga” por dinheiro é grande
Presidente participou de inauguração de termoelétrica em Sergipe nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, durante discurso de inauguração da usina termelétrica Porto de Sergipe I, nesta segunda-feira (17/8), que “sobra muito pouco” dinheiro para gastar com despesas não obrigatórias, como investimento em obras, por exemplo.
A discussão em torno do aumento do gasto público vem gerando atrito entre Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na terça-feira (11/8), o chefe da equipe econômica disse que quebrar o teto de gastos seria o “passaporte para o impeachment” de Bolsonaro.
Durante a tradicional live de quinta-feira, o presidente voltou a falar sobre o assunto. “A ideia de furar o teto existe, o pessoal debate, qual o problema?”, disse Bolsonaro um dia depois de convocar a imprensa para um pronunciamento no Palácio da Alvorada. Ao lado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), Bolsonaro firmou compromisso em respeitar o teto de gastos.
“Nosso orçamento, em grande parte, ele é carimbado, ele é completamente comprometido com despesas obrigatórias, sobra muito pouco e a briga é muito grande para que cada ministro consiga puxar um pouco mais desse orçamento para si, para fazer alguma coisa. E a iniciativa privada tem sido a grande aliada nossa nessas questões, principalmente com recursos vindos de fora”, disse o presidente.
Viagens pelo Brasil
Durante a inauguração da termelétrica, o presidente destacou o potencial brasileiro quanto à exploração de riquezas naturais, agradeceu ao departamento de obras do Exército e exaltou dois de seus ministros “obreiros”: Tarcísio de Freirtas (da Infraestrutura) e Rogério Marinho (do Desenvolvimento Regional).
Em clima de campanha, Bolsonaro tem sido recebido por apoiadores nas cidades por onde passa e até mesmo discursado em comícios improvisados. Desde que se recuperou da Covid-19, o chefe do Executivo intensificou a agenda de viagens pelo país, visitando e inaugurando obras em vários estados.
“Muito obrigado a todos vocês, aos que votaram e aos que não votaram em mim. Isso que está acontecendo comigo desde o aeroporto até aqui, graças a Deus vem acontecendo em todos os locais do Brasil. Nesta semana ainda estaremos no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Norte, inaugurando, vendo obras, conversando com parlamentares, governadores, vendo como melhor podemos servir a vocês”, finalizou.