metropoles.com

Bolsonaro diz que ONGs “ferram o Brasil” ao criticar chanceler francês

Na última segunda-feira, o presidente cancelou encontro com Jean-Yves Le Drian para cortar o cabelo, com transmissão ao vivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
BOLSONARO no ALVORADA
1 de 1 BOLSONARO no ALVORADA - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quinta-feira (01/08/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, que teve uma audiência cancelada de última hora, nessa segunda-feira (29/07/2019), enquanto Bolsonaro saía para cortar o cabelo e fazer uma transmissão ao vivo.

Bolsonaro disse que ficou irritado devido a conversas com ONGs que teriam sido mantidas pelo chanceler francês. “Ele marcou audiência comigo. Daí fiquei sabendo que ele tinha marcado com o Mourão (vice-presidente). Tinha marcado com ONGs. Quem é que ferra o Brasil aqui? ONGs”, enfatizou o chefe do Executivo.

“O que ele veio tratar com ONG aqui?” Cancelei. Tinha outro compromisso”, ironizou. “Quando fala em ONG, já vem um alerta na cabeça de quem é que tem o mínimo de juízo”, criticou o presidente.

O titular do Palácio do Planalto também teria ficado irritado com conversas de Le Drian com governadores do Nordeste, sem citar o mandatário ou o estado. “Ele pode falar com quem ele quiser aqui. Se o papa Francisco disser que é brasileiro, ele pode falar com papa Francisco. Não tem problema não”, disse.

O cancelamento da audiência foi visto como “humilhação” pela imprensa francesa. A mudança de agenda ocorreu minutos antes da reunião prevista em Brasília. O francês foi avisado de que Bolsonaro estava com problemas de agenda e não poderia comparecer ao encontro, que havia sido anunciado oficialmente na agenda do Planalto. Minutos depois do horário original da reunião, o chefe do Executivo apareceu em uma live nas redes sociais cortando o cabelo (foto abaixo).

Reprodução/Facebook

Le Drian foi o primeiro integrante do alto escalão do governo do presidente Emmanuel Macron a visitar o Brasil desde a posse de Bolsonaro. O mandatário brasileiro tem entrado em conflito com o governo francês devido a questões ambientais, principalmente em relação à preservação da Amazônia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?