metropoles.com

Bolsonaro diz que não terá “retaliação” ao presidente argentino

Alberto Fernández defendeu o ex-presidente Lula durante o discurso de vitória nas eleições da Argentina, e pediu que o petista fosse solto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Alberto-Fernández2
1 de 1 Alberto-Fernández2 - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado (02/11/2019) que não vai ter retaliação ao presidente recém-eleito da Argentina, Alberto Fernández, apesar de ter dito que o país vizinho “escolheu mal” o novo representante.

Bolsonaro contou que não vai à posse de Fernández, marcada para o próximo 10 de dezembro, porque ele defendeu a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na saída do Palácio do Alvorada, o presidente disse que sequer vai ligar para o argentino e parabenizar pela vitória.

Além disso, o mandatário do Planalto disse esperar que o comércio continue a todo vapor, como estaria ocorrendo durante a gestão de Maurício Macri, que teve apoio de Bolsonarono na campanha eleitoral.

Fernández foi eleito em primeiro turno e, logo após a proclamação do resultado, o argentino fez um gesto de apoio ao movimento Lula Livre no discurso de vitória e pediu que o mundo escutasse esse grito. O gesto irritou o presidente brasileiro, que estava em viagem à Asia e ao Oriente Médio.

“Eu lamento [a escolha]. Não tenho bola de cristal, mas acho que os argentinos escolheram mal. O primeiro ato do Fernández foi ‘Lula livre’, dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio, sem contar que tem gente da esquerda lá”, disse, à época.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?