metropoles.com

Bolsonaro diz que mudanças não virão “levantando uma espada”

Presidente tem chamado simpatizantes para atos no dia 7 de setembro. Algumas convocações, porém, defendem pautas golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
presidente-Bolsonaro
1 de 1 presidente-Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao convocar apoiadores para participarem de atos pró-governo no próximo dia 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, desta vez, o destino do Brasil não vai ser alterado “levantando uma espada para cima e proclamando algumas palavras”. O ato será realizado no feriado que marca o 199º ano da Independência do Brasil de Portugal.

“Nunca uma outra oportunidade para o povo brasileiro foi tão importante ou será tão importante quanto esse nosso próximo 7 de Setembro”, afirmou Bolsonaro, em discurso durante agenda em Uberlândia (MG), nesta terça-feira (31/8).

“Muitos querem que eu tome certas medidas. Eu acredito, creio que nós vamos mudar o destino do Brasil. E tenho certeza, dentro das quatro linhas da nossa Constituição”, prosseguiu o mandatário.

Segundo o presidente, as mudanças não virão com atos violentos ou antidemocráticos. “Não será levantando uma espada para cima e proclamando algumas palavras. No passado foi assim. Hoje, pela complexidade, pelo que está em jogo na nossa nação, será um pouco diferente. Mas temos um outro 7 de Setembro pela frente.”

Fechamento do STF e do Congresso

Com apoio de segmentos como ruralistas, evangélicos e policiais militares, algumas convocações têm defendido pautas golpistas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

Apoiadores do presidente Bolsonaro investigados por organizar as manifestações de 7 de Setembro tiveram duas reuniões no Palácio do Planalto. Os encontros aconteceram na semana anterior à operação que teve como alvo o cantor Sérgio Reis e o deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ).

De acordo com informações do Uol, as reuniões aconteceram na Secretaria Especial de Articulação Social, subordinada à Secretaria de Governo, hoje comandada pela ministra Flávia Arruda (PL-DF). Os dois encontros foram registrados na agenda oficial da secretária de Articulação Social, Gabriele Araújo, em 10 e 11 de agosto.

A Procuradoria-Geral da República investiga se o governo teve envolvimento no planejamento dos atos antidemocráticos do 7 de Setembro.

Agenda em Uberlândia

Bolsonaro participou de cerimônia de inauguração do Complexo de Captação e Tratamento de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro, com autoridades locais. Acompanharam a agenda o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

À tarde, está prevista uma motociata partindo do Complexo Parque do Sabiá. O último passeio de moto do qual Bolsonaro participou ocorreu em Goiânia (GO).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?