Bolsonaro diz que mudança em atualização da Covid-19 “evita subnotificação”
O chefe do Executivo federal diz que a medida visa “evitar subnotificações e inconsistências”. O site do Ministério da Saúde está fora do ar
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), confirmou neste sábado (06/05), por meio das redes sociais, que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus no país.
Segundo chefe do Executivo federal, o Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados à Covid-19.
5- Para evitar subnotificação e inconsistências, o @minsaude optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
Uma das mudanças é que o boletim diário do ministério divulgado nessa sexta-feira (05/06) trazia apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24 horas.
Antes, o quadro apresentava também os números totais, registrados desde o início da pandemia.
Outra alteração é que o boletim passou a ser divulgado pelo ministério por volta das 22h. Inicialmente, essa divulgação ocorria às 17h e que, depois passou para 19h.
A divulgação às 22h começou nos últimos dias sem que o Ministério da Saúde desse uma justificativa para o atraso.