metropoles.com

Bolsonaro diz que mandará ministro retomar bandeira normal da energia

A bandeira de escassez hídrica está em vigor desde 1º de setembro. De acordo com a Aneel, acabaria apenas em 30 de abril do ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
bolsonaro1
1 de 1 bolsonaro1 - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite desta quinta-feira (14/10), durante a Conferência Global 2021 – Millenium, realizada pela Igreja Comunidade das Nações, que determinará ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que reverta a bandeira vermelha.

“Dói a gente autorizar o ministro Bento, das Minas e Energias, para decretar a bandeira vermelha, dói no coração. Sabemos as dificuldades da energia elétrica. Vou pedir pra ele, pedir não, determinar que ele volte a bandeira normal a partir do mês que vem”, prometeu Bolsonaro.

Na verdade, para cobrir os custos das usinas termelétricas, que tiveram o uso triplicado devido à crise hídrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no fim de agosto a criação da “bandeira de escassez hídrica”.

O novo valor foi ajustado para R$ 14,20/100 kWh, com vigência a partir do primeiro dia de setembro, com duração prevista para até 30 de abril de 2022.

Em vigor desde junho, a tarifa já tinha acréscimo de R$ 9,49 a cada kWh na conta mensal. Agora, a nova bandeira possui alta de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2.

Consumidor paga

Para os consumidores, o aumento na conta de luz foi de 6,78%. “Quem paga essa bandeira são todos os consumidores do estado cativo de distribuidoras. Com exceção do estado de Roraima e dos consumidores inscritos nos programas sociais, que pagam tarifa social do governo”, explicou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Em agenda em São Paulo, na segunda-feira (11/10), quando foi questionado sobre medidas do governo para controlar o problema, Bolsonaro disse que ligou para São Pedro, para que ele mandasse chuva para o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?