metropoles.com

Bolsonaro diz que mãe recebeu vacina da AstraZeneca, e não a Coronavac

O presidente afirmou que o profissional que a vacinou alterou o cartão de vacinação para dizer que o imunizante usado foi o do Butantan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolso na livei 2
1 de 1 Bolso na livei 2 - Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), confirmou que a mãe dele, Dona Olinda, de 93 anos, foi vacinada contra a Covid-19. Contudo, ele negou que o imunizante usado tenha sido o produzido pelo Instituto Butantan, denominado Coronavac. Segundo ele, a vacina utilizada foi a de Oxford – a AstraZeneca. As declarações foram dadas durante a live semanal, nesta quinta-feira (18/2).

Bolsonaro afirmou que houve “uma canalhice sem tamanho”, já que o profissional de saúde que a vacinou teria voltado à casa onde ela vive para rasgar o cartão de vacinação e, com isso, mudar o nome do fabricante da vacina.

“Ela foi vacinada e aconteceu algo inacreditável. Ela foi vacinada no dia 5 de fevereiro e o dia 12 de fevereiro repetiu a dose. O fabricante? Oxford. Duas horas depois, o profissional de saúde volta apavorado, chama a pessoa que acompanha a minha mãe, pega o cartão de vacina e rasga. E daí entrega para a minha mãe a vacina escrita “Butantan”, disse.

Dona Olinda recebeu a segunda dose do imunizante contra Covid-19 na última sexta-feira (12/2), em casa, na região central de Eldorado (SP), no Vale do Ribeira. O direito de ser vacinado em casa é assegurado a idosos, devido a problemas de locomoção comuns da idade.

Mais cedo, o Metrópoles mostrou que no dia 12 de fevereiro, o único imunizante aplicado em Eldorado foi o fornecido pelo laboratório chinês.

Procurada, a Prefeitura de Eldorado confirmou que dona Olinda foi vacinada no dia 12, mas disse que a família pediu para que não fossem registradas imagens da aplicação e afirmou não ter autorização para divulgar qual imunizante foi administrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?