metropoles.com

Bolsonaro diz que indígenas vão ter internet e evitar fake news

Em discurso durante a abertura do leilão do 5G, o presidente afirmou que o Brasil hoje é uma “fábrica de fake news“ sobre a Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro na live
1 de 1 Bolsonaro na live - Foto: Reprodução

Em discurso na abertura do leilão do 5G, a quinta geração da internet móvel, nesta quinta-feira (4/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, com a chegada da internet às comunidades indígenas, eles passarão a produzir matérias sobre a Amazônia para o exterior mostrando “a realidade pura” e sem “difamar” o país.

A declaração ocorreu durante a cerimônia de abertura do leilão do 5G, ao citar uma viagem à Itália, em que um garoto o perguntou sobre a situação da Amazônia. Segundo Bolsonaro, os indígenas querem acesso à internet.

“Quando a gente vir os nossos irmãos indígenas com internet, eles vão começar a fazer matéria da Amazônia e mandar para fora. Não vai ser só aquela fábrica de fake news que nós temos aqui no Brasil — o pessoal sabe onde funcionam as fábricas — difamando a nossa pátria, desinformando. Vai ter a realidade pura”, disse Bolsonaro.

Em seu discurso, o presidente afirmou que as pessoas não sabem o que está ocorrendo na floresta e que a culpa disso é da disseminação de notícias falsas. De acordo com o mandatário do Executivo Federal, a chegada do 5G ao país vai fomentar o turismo e mostrar o “verdadeiro” Brasil aos estrangeiros.

No evento, Bolsonaro bateu o mesmo martelo usado na privatização das telecomunicações do Brasil para oficializar o início do leilão do 5G. O certame é considerado pelo governo o maior da história do setor. De acordo com o edital publicado pelo órgão, a licitação deve movimentar R$ 49,7 bilhões.

O evento ocorreu na sede da Anatel, em Brasília (DF), com presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e de conselheiros da agência.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; e os ministros Paulo Guedes (Economia); Tarcísio Gomes (Infraestrutura); Ciro Nogueira (Casa Civil); e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) também estavam presentes na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?