Bolsonaro diz que governo Biden tem “obsessão pela questão ambiental”
Presidente afirmou que o assunto “atrapalha um pouco”, mas ponderou que governo brasileiro está de portas abertas para os EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (30/8), que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem “quase uma obsessão pela questão ambiental” e isso atrapalha a relação entre os dois países. O mandatário brasileiro, entretanto, ponderou que a gestão federal está de portas abertas para o diálogo.
“Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano. Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda, é um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Rede Fonte de Comunicação, de Goiás.
“Então, isso atrapalha um pouquinho a gente, porque o Brasil é o país que mais preserva o seu meio ambiente. A gente sofre ataques, o tempo todo, de países europeus. Eles não sabem o que é mata ciliar, porque não têm; aqui tem. Nós temos as mais rígidas legislações que tratam dessa questão”, declarou.
Bolsonaro reforçou, porém, que o Brasil valoriza a interlocução com os Estados Unidos: “Agora, o Brasil está sempre pronto para conversar com outros países. Os Estados Unidos são um país importantíssimo”.
Na visão do mandatário, gestões anteriores não tinham “simpatia” pelos EUA, e o diálogo melhorou a partir do governo de Michel Temer (MDB).
Em debate durante a campanha eleitoral, em 2020, Biden propôs destinar US$ 20 bilhões para o Brasil “parar de destruir” a Amazônia. Na ocasião, o americano afirmou que a floresta amazônica está sendo “destruída, arrancada”. Os US$ 20 bilhões citados por ele seriam levantados junto a outros países.