metropoles.com

Bolsonaro diz que culpa pelo valor da gasolina também é do “9 dedos”

Mais cedo, em conversa com apoiadores, Bolsonaro culpou os governadores pela alta no preço do combustível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
agenda bolsonaro goiania evento politico violão arma 9
1 de 1 agenda bolsonaro goiania evento politico violão arma 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta terça-feira (31/8), que a culpa do valor da gasolina estar com valores altos é do “9 dedos”, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração do mandatário ocorreu durante a inauguração do Complexo de Captação e Tratamento de Água de Uberlândia, em Minas Gerais.

“Hoje conversei com o novo presidente da Petrobras, general Silva e Luna, que fez um trabalho excepcional em Itaipu Binacional. Ele falou que dívida está praticamente paga, mas custou caro pra vocês. O preço hoje tá alto também em função disso, também em função de que um dos últimos presidentes, o 9 dedos, entregou uma refinaria nossa ao governo boliviano. Mais do que entregou: foi combinado antes”, disse o mandatário.

O general Silva e Luna está à frente da estatal há quase cinco meses. Ele substituiu o economista Roberto Castello Branco – que, segundo Bolsonaro, ganhava R$ 200 mil para ficar de home office. Com isso, o chefe do Executivo atribuía as medidas contra a Covid-19 tomadas por Castello Branco à produtividade da Petrobras.

“Quando se fala no preço da gasolina, que está alto na ponta da bomba, sempre tenho explicado onde entra cada imposto federal e estadual, entre outros. Vale lembrar que somente 3 refinarias não construídas, duas no Nordeste e uma no Sudeste, bem como outras sucatas compradas, onde não destilaram um só barril de petróleo, uma no Japão e outro nos Estados Unidos, deixaram pra vocês, povo brasileiro, uma dívida de R$ 230 bilhões”, continuou Bolsonaro na fala na solenidade.

O chefe do Executivo alega que o governo federal não tem culpa do valor do combustível, já que o utensílio é barato na refinaria e caro na bomba, em decorrência do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, regulado por governadores.

“Eu repito: o problema é o ICMS. Vi dois governadores agora que dizem que estou mentindo, porque o ICMS é 32% e não mudou nada. Não mudou, mas a Constituição manda botar um valor fixo. Eu tenho um valor fixo para os impostos federais, que não foram reajustados desde janeiro de 2019”, destacou.

O presidente defendeu a fixação do valor do ICMS e tornou a atacar governadores. “Tem dois governadores, que não vou falar o nome deles, que estão mentindo, falando que eu estou mentindo. Eles que estão mentindo. Um aqui do Centro-Oeste. Mas ele não fala que o 32% é em cima do valor total da bomba e tinha que ser em cima do preço da refinaria”, frisou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?