metropoles.com

Bolsonaro diz que Covid não fez Brasil “sofrer tanto” na economia

O presidente costuma atribuir a culpa pela alta na inflação aos governadores, que, segundo ele, impuseram a política do “fica em casa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro rindo; Ao fundo, escudo redondo azul-celeste, símbolo da república
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro rindo; Ao fundo, escudo redondo azul-celeste, símbolo da república - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta sexta-feira (8/10), que a economia do Brasil foi a que menos sofreu, em relação aos outros países, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Um dos países que menos sofreu na economia, com a pandemia, fomos nós. Inglaterra aumentou 300% o gás e, na Europa, a média foi 200%. Os alimentos estão em falta lá, não apenas a inflação. Pessoal reclama daqui, mas aqui estamos pagando a política do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois’. Eu falei que não podia fazer isso, tá recuperando”, afirmou o mandatário.

O momento foi gravado e divulgado por um canal simpatizante do governo.

O presidente é critico ferrenho das medidas que os gestores estaduais adotaram contra a Covid-19, principalmente o isolamento social, que foi aplicado no momento mais letal da pandemia de Covid-19 no país.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (8/10), mostram que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,16% em setembro, acumulando altas de 6,9% no ano e de 10,25% nos últimos 12 meses. Em comparação, o aumento no IPCA em setembro de 2020 foi de 0,64%.

Entre os itens que mais subiram, consta a habitação. No mês passado, passou a valer a bandeira tarifária “escassez hídrica”, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. No mês anterior, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, em que o acréscimo é menor, de R$ 9,49.

Os cálculos são feitos com base em preços coletados entre 28 de agosto e 28 de setembro de 2021, em comparação com os valores vigentes no período de 29 de julho a 27 de agosto de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?