metropoles.com

Bolsonaro diz que convenceu Trump a não sobretaxar aço brasileiro

No início de dezembro, o presidente dos Estados Unidos havia anunciado pelo Twitter que retomaria taxas sobre produtos de Brasil e Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
reunião na casa branca trump e bolsonaro5
1 de 1 reunião na casa branca trump e bolsonaro5 - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou em transmissão ao vivo, por rede social, na tarde desta sexta-feira (20/12/2019), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu não sobretaxar o aço e o alumínio brasileiros.

Segundo Bolsonaro, Trump fez uma ligação de cerca de 15 minutos e se convenceu, ouvindo os argumentos levantados pelo governo brasileiro, de recuar da decisão anunciada no início de dezembro, pelo Twitter.

“Entendo o que ele queria, pretendia fazer e dei os meus argumentos para ele. Ele se convenceu com os meus argumentos e decidiu dizer a nós todos, brasileiros, que o nosso aço e o nosso alumínio não serão sobretaxados. Repito: não serão sobretaxados”, afirmou Bolsonaro.

No Twitter, Trump confirmou que teve a conversa por telefone com Bolsonaro. Embora não tenha tocado no tema “aço e alumínio”, ele ressaltou que ambos falaram sobre vários assuntos, incluindo comércio. “As relações entre os EUA e o Brasil nunca foram tão fortes”, postou.

Confira:

Desvalorização de moedas
No início deste mês, Trump anunciou em conta oficial no Twitter que retomaria as tarifas sobre aço e alumínio brasileiros.

A medida, segundo o presidente norte-americano, decorreria do fato de tanto o Brasil quanto a Argentina estarem liderando uma política de desvalorização das próprias moedas.

“Brasil e Argentina têm liderado uma desvalorização maciça das próprias moedas, o que não é bom para os nossos produtores. Por isso, eu vou restaurar as tarifas sobre aço e alumínio que são enviados para os Estados Unidos pelos países”, afirmou o norte-americano na rede social.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?