metropoles.com

Bolsonaro diz que campanha é feita ao longo dos 4 anos de mandato

Em cerimônia com atletas olímpicos e paralímpicos, presidente afirmou que políticos precisam se manter em campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Atletas olímpicos e paralímpicos Jogos de Tóquio são recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto
1 de 1 Atletas olímpicos e paralímpicos Jogos de Tóquio são recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quarta-feira (6/10), que a campanha eleitoral é feita ao longo dos quatro anos de mandato. O mandatário costuma ser acusado de fazer propaganda eleitoral antecipada em viagens e nos eventos públicos que participa pelo país.

“Se não tiver dedicação, se não tiver empenho, se não conseguirmos abstrair algo da nossa vida, a gente não consegue o sucesso. E isso serve para todas as fases da nossa vida, até como parlamentar. Se quiser deixar para fazer campanha na última semana, não vai chegar. A campanha se faz ao longo de muito tempo e depois ao longo dos quatro anos de mandato”, disse Bolsonaro, ao participar de cerimônia no Palácio do Planalto com atletas olímpicos e paralímpicos que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020.

“Até eu costumo dizer: depois dos quatro anos de mandato, não precisa gastar dinheiro para fazer campanha. A pessoa teve oportunidade de aparecer para o público. E assim é a vida do atleta”, prosseguiu o chefe do Executivo.

Deputado federal por sete mandatos, Bolsonaro começou sua corrida rumo à cadeira presidencial anos antes de 2018.

Em junho deste ano, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusou o presidente de fazer propaganda eleitoral antecipada em agenda no Maranhão, em maio.

Segundo o PCdoB, autor da representação, além de atacar adversários durante sua visita, o presidente teria usado dinheiro público para promover sua candidatura à reeleição em 2022.

Na manifestação, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) destacou, ainda, que Bolsonaro fez expressa alusão ao próximo pleito, após tecer comentários sobre a situação política da Venezuela e da Argentina.

“A alusão ao pleito presidencial vindouro é inquestionável, uma vez que o representado afirmou que ‘para o ano que vem já tem uma chapa formada’, com ‘um ladrão candidato a presidente’. Já a alusão ao termo ‘ladrão’ revela que o representado referia-se a Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal concorrente na disputa eleitoral”, diz trecho do documento.

Pela lei eleitoral, a punição para esse tipo de conduta é o pagamento de multa. A ação ainda será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Evento com atletas

O presidente recebeu nesta quarta-feira atletas que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020. A maioria dos presentes eram atletas paralímpicos. Estavam presentes dois ex-atletas: Maurren Maggi, que ganhou medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e André domingos, medalhista de prata no revezamento 4×100 metros rasos nas Olimpíadas de Sydney em 2000.

Estavam presentes ainda o secretário nacional do Esporte, Marcelo Magalhães, e os ministros Fábio Faria (Comunicações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

12 imagens
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 12

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 12

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 12

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 12

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga

Hugo Barreto/Metrópoles
9 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
10 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles
11 de 12

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
12 de 12

Hugo Barreto/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?