Bolsonaro diz que Brasil é o país que mais vacinou contra a Covid-19
De acordo com plataforma Our World in Data, país se encontra em 4º lugar na lista entre os que mais aplicaram doses no mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), afirmou a apoiadores, na manhã desta quarta-feira (3/3), que o Brasil é o país que mais vacinou, “em valores absolutos”, contra a Covid-19 .
“O Brasil, em valores absolutos, é o país que mais está vacinando. Temos 22 milhões de vacina pra este mês. Mês que vem deve ser mais 40 milhões. O país está mais avançado nisso”, enfatiza o presidente.
De acordo com a plataforma Our World in Data, na verdade, o Brasil se encontra em quarto lugar no ranking de países que aplicou, pelo menos, uma dose da vacina. E na 17ª posição quando se leva em conta a porcentagem da população imunizada, ou seja, que recebeu as duas doses.
Os dados compilados pelo site, levam em conta as duas doses administradas, ou seja, quando o indivíduo está totalmente imunizado. No ranking, considerando as vacinas que estão sendo aplicadas nos brasileiros, Coronavac e da AstraZeneca – ambas necessitam de duas doses – são 1,5 milhão de indivíduos imunizados.
Já quando se trata de indivíduos que receberam pelo menos uma dose dos imunizantes, o Brasil sobe para a quarta posição, com 6,8 milhões de pessoas vacinadas.
Os dados são atualizados todas as manhãs, no horário de Londres.
Veja os gráficos:
É importante lembrar que os dados são referentes à quantidade de pessoas vacinadas por país, desprezando a quantidade de indivíduos, por exemplo, o Brasil com cerca de 210 milhões de habitantes já vacinou 8 milhões de pessoas – um total de 3% da população inteira. Os números do Brasil representaria toda a população de Israel vacinada, já que o país só possui 8,8 milhões de habitantes.
Israel está em primeiro lugar da lista dos países que mais vacinaram com as duas doses dos imunizantes: 40,5% da população, 3,50 milhões de pessoas.