metropoles.com

Bolsonaro diz que alto escalão diverge sobre “juiz de garantias”

Figura foi incluída no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, O ministro da Justiça, Sergio Moro, recomenda o veto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
21/12/2019 Conversa com a imprensa no Pala?cio da Alvorada
1 de 1 21/12/2019 Conversa com a imprensa no Pala?cio da Alvorada - Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou, na manhã deste sábado (21/12/2019), que há divergência entre integrantes do alto escalão do governo a respeito da criação do juiz de garantias, incluído no projeto de lei do pacote anticrime pelo Congresso. Esse é, segundo o presidente, o único ponto em discussão.

O chefe do Executivo tem até o dia 3 de janeiro para vetar dispositivos do projeto, mas sinalizou que pode tomar a decisão no início da próxima semana. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, recomenda o veto. 

Pouco antes das 9h, o mandatário do país abriu as portas do Palácio da Alvorada para cerca de jornalistas de 15 veículos – entre os quais, o Metrópoles. Durante mais de duas horas de conversa, o chefe do Executivo respondeu a perguntas sobre política, governo e vida pessoal.

“A ideia do Moro é vetar, sim. Tem um debate porque tem outras pessoas, que eu considero tanto quanto o Moro, que são contrárias”, afirmou Bolsonaro. “O juiz de garantias, o que o Moro alega é que a Justiça não tem como bancar mais um juiz na comarca para tratar do assunto” , explicou. 

Supervisão
Caso haja provação do presidente da República, o juiz de garantias será responsável pela supervisão de uma investigação e não julgará o caso.

O chefe do Palácio do Planalto citou, como envolvidos no debate, o ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira; da Advocacia-Geral da União, André Mendonça; e da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?