metropoles.com

Bolsonaro diz que ações do STF promovem “censura” e “caça às bruxas”

O chefe do Executivo criticou ações recentes da Suprema Corte que combateram ameaças ao STF e à democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Demonstração operativa dos fuzileiros navais da operação Formosa durante agenda do presidente bolsonaro 19
1 de 1 Demonstração operativa dos fuzileiros navais da operação Formosa durante agenda do presidente bolsonaro 19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta segunda-feira (23/8). Em entrevista à Rádio Regional FM 91.5Mhz, o mandatário disse que a Suprema Corte pratica “censura” e promove “caça às bruxas”.

“Se você fala em tratamento precoce, ou agora, se você fala, por exemplo, que gostaria de ter o voto impresso e não apenas eleições informatizadas, você tem tua página derrubada e desmonetizada. É um Brasil avançando, por parte de poucas pessoas de um poder, rumo à censura e àquilo que não queremos: o cerceamento da nossa liberdade de expressão”, declarou Bolsonaro.

O chefe do Executivo federal ainda criticou prisões recentemente ordenadas pelo STF; entre elas, a do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que responde por ameaças feitas nas redes sociais contra a Suprema Corte; a do presidente do PTB, Roberto Jefferson, por suposta participação em uma organização criminosa para atacar a democracia; e a do blogueiro Oswaldo Eustáquio, por propagação de fake news.

4 imagens
Presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro e deputado federal Daniel Silveira
Roberto Jefferson (de camisa verde) na sede da PF no Rio
1 de 4

Em discursos, Bolsonaro continua com críticas pesadas ao STF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Presidente Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Ex-presidente Jair Bolsonaro e deputado federal Daniel Silveira

Reprodução/Redes Sociais
4 de 4

Roberto Jefferson (de camisa verde) na sede da PF no Rio

Reprodução/ TV Globo

“Época de caça às bruxas? Não vale mais a liberdade de expressão? Um parlamentar é inviolável por qualquer opinião, você não pode prender um deputado federal. Foi preso e continua preso até hoje. Mesma coisa um jornalista e blogueiro, que continua preso. Temos agora um presidente de partido”, relembrou o mandatário.

“Críticas todos nós sofremos. A gente vai fazer o quê? Prender? Se achar que a crítica está exagerada, entra na Justiça. Um ministro do STF mandar prender não é justo. A crítica, por pior que seja, tem que tolerar. A liberdade de expressão é ampla e garantida a todos nós. Seria muito mais cômodo e fácil pra mim me omitir ou ficar do outro lado”, questionou.

Bolsonaro ainda continua, dizendo: “Não podemos aceitar passivamente isso, dizendo: ‘Ah, não é comigo’. Vão bater na tua porta!”.

Ação no STF

Na quinta-feira (23/8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender um artigo do regimento interno da Corte. O dispositivo permite a abertura de investigação sem o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A medida, entregue na quinta-feira (19/8), pede que o artigo 43 do regimento seja suspenso liminarmente, até julgamento do tema pelos ministros da Corte.

A possibilidade foi o que permitiu a abertura do Inquérito das Fake News, no qual Bolsonaro passou a ser investigado. Para a Advocacia-Geral da União (AGU), o artigo usado pelos ministros fere “preceitos fundamentais” da Constituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?