metropoles.com

Bolsonaro diz “buscar alternativas” sobre processo de inelegibilidade no TSE

Processo que pode resultar em inelegibilidade de Jair Bolsonaro deve ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral ainda neste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Antes mesmo de ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro (PL) fala em buscar “alternativas” se for condenado no processo e, consequentemente, ter inelegibilidade confirmada. O ex-presidente participou de evento realizado nesta quarta-feira (14/6) para filiação do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga no Partido Liberal.

“Vamos ter uma missão difícil. Sempre tenho falado para a pessoas que, mais importante do que João Pessoa [o partido lançou Queiroga como prefeito da capital paraibana], está o nosso Brasil. As cartas estão na mesa. Não adianta termos uma excelente bancada pelo Brasil, se a política nacional se enveredar para um outro lado”, iniciou Bolsonaro.

Nesse sentido, Bolsonaro disse ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, saber como como funcionam a política e a Justiça brasileira. “Aconteça o que acontecer, a gente se prepara com muita altivez para buscar alternativas. A vida nossa não é fácil, mas tudo bem, a gente enfrenta esse obstáculo”, comentou o ex-presidente.

Ele estava ao lado, além de Queiroga, dos deputados Sanderson (PL-RS), Bia Kicis (PL-DF), do senador Magno Malta (PL-ES) e do seu ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (PL).

“A vida de candidato ao Executivo não é fácil. (…) Mas acho que contribuí bastante com o futuro do país com muitos de vocês, e posso contribuir ainda, aconteça o que acontecer. Ninguém vai mudar nossa maneira de agir porque uns poucos querem, na marra, trabalhar por um regime que não deu certo em lugar nenhum”, finalizou Bolsonaro.

Julgamento

A análise da ação de Bolsonaro no TSE foi marcada pelo ministro Alexandre de Moraes para o dia 22/6. Trata-se de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Em maio, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor de que o ex-mandatário da República seja impedido de concorrer às eleições de 2026 e 2030, por entender que houve abuso de poder político.

Na ação prestes a ser julgada, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) alega que Bolsonaro, em reunião com diplomatas que estavam no país, proferiu discurso — amplamente divulgado na internet e transmitido pela TV Brasil — sustentando a ocorrência de fraudes no sistema de votação digital, utilizado no país desde 1996.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?