Bolsonaro dispara contra Paes por fechamento de praias: “Hipocrisia”
Presidente atacou o prefeito do Rio e afirmou que medida de restrição nas praias prejudica a absorção de vitamina D
atualizado
Compartilhar notícia
Em conversa com apoiadores na manhã desta sexta-feira (19/3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez novas críticas ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), que determinou o fechamento de praias e áreas de lazer neste fim de semana. Até então, a prestação de serviços na orla das praias poderia ser feita até às 17h.
Bolsonaro considerou a medida uma “hipocrisia” porque o banho de sol é uma maneira de absorver vitamina D, cuja deficiência pode aumentar o risco de contrair o novo coronavírus.
“Vê lá o Rio de Janeiro agora, o prefeito. O decreto fechou tudo, até praia. A vitamina D é uma forma de você evitar que o vírus te atinja com gravidade. Onde você consegue a vitamina D? Tomando sol. Uma hipocrisia”, disse Bolsonaro a simpatizantes.
A decisão de ampliar as medidas de restrições é uma tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus na capital.
“Se fosse pra ser popular, eu deixava tudo aberto. É para ficar em casa”, pediu Paes, que conversou com a imprensa nesta sexta-feira sobre o novo decreto publicado.
Além da proibição da permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, também fica vedada a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de qualquer atividade econômica, tal como comércio ambulante.
Até essa quinta-feira (18/3), a cidade do Rio tinha 216,9 mil casos de Covid-19 confirmados, além de 19,8 mil óbitos em decorrência da doença. A taxa de ocupação operacional de leitos é de 90%.
A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada em vídeo por um canal no YouTube simpático ao presidente.