Bolsonaro discute com Osmar Terra novo presidente da Funarte
Miguel Proença foi exonerado do da presidência nove meses após sua nomeação. Ele criticou ofensas à atriz Fernanda Montenegro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) avalia junto ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, a indicação de um novo titular para a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Miguel Proença, que ocupava o cargo, teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4/11/2019).
Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, há uma preocupação “direcionada” de Bolsonaro quanto à questão.
“O presidente, por considerar uma área extremamente importante para a consolidação não apenas da cultura, mas dos princípios basilares pelos quais ele militou ao longo da campanha, tem uma preocupação direcionada e vem conversando com o senhor ministro daquela área para, juntos, poderem consolidar a próxima indicação”, afirmou.
A exoneração ocorreu após polêmicas causadas pelo diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da fundação, Roberto Alvim, que chamou a atriz Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa”. À época, Miguel Proença afirmou estar “completamente chocado” com as ofensas de Alvim. O diretor agora é um dos nomes citados nos bastidores como possível substituto de Proença.