Bolsonaro discute agenda energética com chefes de Suriname e Guiana
A visita aos dois países do norte da América do Sul é a primeira agenda internacional de Bolsonaro em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou nesta quinta-feira (20/1) em Paramaribo, no Suriname. Esta é a primeira viagem internacional do mandatário em 2022. Na sexta-feira (21/1), ele deve seguir para Georgetown, na Guiana, país vizinho.
O chefe de Estado brasileiro foi convidado para visitar os dois países pelos presidentes do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.
Nesta quinta-feira, os três chefes de Estado têm um almoço de trabalho na capital surinamesa para discutir projetos de interesse em comum. Bolsonaro visitou o palácio presidencial e assinou o livro oficial de visitas de autoridades do país. Não houve declaração à imprensa.
“A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, diz nota do Itamaraty.
Usando máscara, @jairbolsonaro desembarca no Suriname para encontro com presidente do país.
Bolsonaro também visitará a Guiana na sexta-feira (21). Objetivo é o estabelecimento de acordos comerciais. pic.twitter.com/5gm5iM8HnB
— Metrópoles (@Metropoles) January 20, 2022
Acompanham o presidente na viagem internacional, o chanceler Carlos França e os ministros: de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.
Um assessor do presidente compartilhou um vídeo de Bolsonaro cumprimentando brasileiros residentes no país. A economia do Suriname é baseada na produção agrícola e mineral. Em razão da exploração mineral, calcula-se que entre 15 mil e 30 mil brasileiros vivam na região em busca de metais preciosos.
🇧🇷🇸🇷 Presidente chega no Suriname.
– 20 de Janeiro de 2022. pic.twitter.com/EbsWZXx6ti— Tenente Mosart Aragão (@AragaoMosart) January 20, 2022
A última viagem internacional de Bolsonaro ocorreu em novembro de 2021. Na ocasião, o presidente brasileiro visitou três países do Oriente Médio: Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Qatar.