Bolsonaro desfila de carro aberto ao lado da mulher e do filho Carlos
Por motivos de segurança, o presidente poderia fazer o percurso em um veículo blindado
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de todo o mistério, Jair Bolsonaro (PSL) resolveu desfilar de carro aberto na Esplanada dos Ministérios. O presidente subiu no Rolls-Royce, às 14h50, ao lado da primeira-dama, Michelle. Carlos, um dos filhos do militar, acompanhou o casal e sentou no banco de trás do veículo. Nas últimas semanas havia dúvidas se o conversível, de 1952, conduziria o militar neste 1º de janeiro.
Por motivos de segurança, o presidente poderia fazer o percurso, que teve início na Catedral de Brasília e foi até o Congresso Nacional, em um veículo blindado. Segundo o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a decisão sobre o carro usado no dia da posse foi do próprio Bolsonaro.
Durante o percurso, um cavalo que fazia a escolta do veículo precisou ser controlado. O animal fugiu da fila comandada pelos Dragões da Independência. A cena arrancou risos dos parlamentares que esperavam Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
O carro foi retirado das dependências do Planalto nos dias 23 e 30 de dezembro de 2018, para ensaios da posse de Bolsonaro, e havia sido usado oficialmente pela última vez pela ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em março de 2016. Durante seu mandato, a placa do carro exibia a inscrição “Presidenta”. Após ser substituída por Michel Temer, a descrição foi alterada para “Presidente”.
Além dos chefes do Executivo, desfilaram no Rolls-Royce personalidades como o astronauta Yuri Gagarin, a rainha Elizabeth II e a miss universo Ieda Maria Vargas.