Bolsonaro dá diretoria de fundo bilionário de Educação ao Centrão
O presidente segue na tentativa de montar um grupo de aliados para garantir apoio na Câmara e no Senado
atualizado
Compartilhar notícia
Na insistência em formar base no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entregou ao PL, partido do chamado Centrão, a Diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A nomeação de Garigham Amarante Pinto, assessor do partido na Câmara, foi publicada nesta segunda-feira (18/05), no Diário Oficial da União (DOU). A legenda é comandada pelo ex-deputado Valdemar da Costa Neto, condenado no processo do mensalão.
O cargo mais recente de Garigham era de assessor do líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB).
Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o FNDE é um dos espaços mais cobiçados por políticos. O orçamento neste ano é de R$ 29,4 bilhões. Com a nomeção, o presidente segue na tentativa de montar um grupo de aliados que impeça, por exemplo, a abertura de processo de impeachment contra ele.
O órgão vem sendo alvo de corrupção investigada pelo Ministério Público. Um dos escândalos refere-se à contratação de uma empresa para fornecer kits escolares a estudantes que desviou R$ 134,2 milhões de dinheiro público da saúde e da educação na Paraíba.