metropoles.com

Bolsonaro cumprimenta novo presidente do Peru, Pedro Castillo

Pedro Castillo foi declarado chefe de Estado peruano nesta terça-feira (20/7) — mais de um mês após a eleição presidencial do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR – 10/03/2021
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR – 10/03/2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou, nesta terça-feira (20/7), o novo presidente do Peru, Pedro Castillo — declarado chefe de Estado peruano mais de um mês após a eleição presidencial.

Em comunicado postado nas redes sociais da Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro reafirmou a disposição do Brasil em trabalhar com as autoridades do Peru a fim de “reforçar os laços de amizade e cooperação” entre as nações.

“Cumprimento o senhor Pedro Castillo Terrones por sua eleição à presidência do Peru. Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano!”, diz o comunicado do chefe de Estado brasileiro.

Eleições no Peru

Na manhã desta segunda, o Jurado Nacional de Eleições oficializou a vitória de Castillo sobre a direitista Keiko Fujimori mais de um mês depois do segundo turno. A posse está prevista para ser realizada em 28 de julho.

Em 6 de junho, data do primeiro turno, não foi possível declarar um vencedor, uma vez que a apuração mostrava margens pequenas de diferença entre os dois candidatos.

No segundo turno, Castillo obteve 44 mil votos a mais que Keiko, que afirmou que o pleito foi fraudado.

Quem é Pedro Castillo

Pedro Castillo tem 51 anos, é professor e ganhou repercussão após liderar uma greve de três meses da classe por salários maiores. Ele afirmou que buscaria uma nova Assembleia Constituinte caso fosse eleito.

Castillo é contra o aborto, o “enfoque de gênero” na educação e não pretende legalizar o casamento gay no país. Depois das eleições, em resposta a uma das alegações feitas por apoiadores de Keiko Fujimori, ele declarou que não é comunista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?