Bolsonaro cumprimenta novo presidente do Peru, Pedro Castillo
Pedro Castillo foi declarado chefe de Estado peruano nesta terça-feira (20/7) — mais de um mês após a eleição presidencial do país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou, nesta terça-feira (20/7), o novo presidente do Peru, Pedro Castillo — declarado chefe de Estado peruano mais de um mês após a eleição presidencial.
Em comunicado postado nas redes sociais da Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro reafirmou a disposição do Brasil em trabalhar com as autoridades do Peru a fim de “reforçar os laços de amizade e cooperação” entre as nações.
“Cumprimento o senhor Pedro Castillo Terrones por sua eleição à presidência do Peru. Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano!”, diz o comunicado do chefe de Estado brasileiro.
Eleições no Peru
Na manhã desta segunda, o Jurado Nacional de Eleições oficializou a vitória de Castillo sobre a direitista Keiko Fujimori mais de um mês depois do segundo turno. A posse está prevista para ser realizada em 28 de julho.
Em 6 de junho, data do primeiro turno, não foi possível declarar um vencedor, uma vez que a apuração mostrava margens pequenas de diferença entre os dois candidatos.
No segundo turno, Castillo obteve 44 mil votos a mais que Keiko, que afirmou que o pleito foi fraudado.
Quem é Pedro Castillo
Pedro Castillo tem 51 anos, é professor e ganhou repercussão após liderar uma greve de três meses da classe por salários maiores. Ele afirmou que buscaria uma nova Assembleia Constituinte caso fosse eleito.
Castillo é contra o aborto, o “enfoque de gênero” na educação e não pretende legalizar o casamento gay no país. Depois das eleições, em resposta a uma das alegações feitas por apoiadores de Keiko Fujimori, ele declarou que não é comunista.