metropoles.com

Bolsonaro critica Fachin por linguagem neutra: “O que tem na cabeça?”

Em novembro de 2021, o ministro do STF derrubou uma lei estadual que proibia o uso da linguagem neutra nas escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele uda terno e gravata em cor azul escuro, camiseta branca e está com a mão na cabeça enquanto olha para o lado inferior esquerdo
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele uda terno e gravata em cor azul escuro, camiseta branca e está com a mão na cabeça enquanto olha para o lado inferior esquerdo - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão que suspendeu uma lei estadual que proibia o uso da linguagem neutra nas escolas. Bolsonaro tem atacado a adoção do gênero neutro.

“Você vê: linguagem neutra. O que que leva a isso? O nosso português já é uma língua difícil. Imagina como vai se manifestar lá fora perante o mundo. Se eu não me engano, Santa Catarina tem uma lei lá que foi sancionada pelo governador proibindo a linguagem neutra. O que o ministro Fachin fez? Deu uma liminar contra essa lei que estava lá proibindo a linguagem neutra”, criticou Bolsonaro à Jovem Pan News. A entrevista, exibida nesta segunda-feira (10/1), foi gravada na semana passada.

“Que país é esse? Que ministro é esse do Supremo Tribunal Federal? O que que ele tem na cabeça? Virou ‘Eu quero, eu não quero’?”, prosseguiu Bolsonaro.

Em novembro de 2021, Fachin suspendeu os efeitos de uma lei de Rondônia que proibiu o ensino de novas formas de expressão da língua portuguesa. A norma, assinada pelo governador Marcos Rocha (PSL), proibiu a linguagem neutra em editais de concursos públicos, no material didático e na grade curricular de instituições de ensino.

Em seu voto, Fachin destacou que, “a pretexto de valorizar a norma culta da língua, a lei configura ofensa à Constituição”. Segundo o magistrado, além disso, cabe somente à União legislar sobre a matéria.

O ministro afirmou que o uso dessas novas formas de expressão visa combater preconceitos linguísticos, que subordinam um gênero em relação a outro. A ação foi ajuizada no Supremo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Em junho, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), editou um decreto semelhante proibindo a linguagem neutra no estado sulista.

A liminar de Fachin será analisada pelo plenário do STF e deverá ter repercussão geral. O julgamento ainda não tem data.

3 imagens
Fachin tem sido um dos alvos da artilharia do presidente Jair Bolsonaro
Fachin foi indicado ao STF em 2015 pela presidente Dilma Rousseff (PT)
1 de 3

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin

Michael Melo/Metrópoles
2 de 3

Fachin tem sido um dos alvos da artilharia do presidente Jair Bolsonaro

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Fachin foi indicado ao STF em 2015 pela presidente Dilma Rousseff (PT)

Nelson Jr./SCO/STF

O uso do gênero neutro na língua portuguesa é tema de projeto de lei em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, de acordo com levantamento feito pela Agência Diadorim. No total, 34 propostas têm por objetivo impedir a variação gramatical para além do gênero feminino e masculino.

Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro lideram a lista na quantidade de propostas de lei, cada unidade federativa com três. Regionalmente, o Sudeste é onde existem mais proposições (11), seguido do Nordeste (10), e do Sul e Centro-Oeste, ambos com seis. No Norte, além de Rondônia, o Amazonas discute o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?