metropoles.com

Bolsonaro critica decisão de Weber que liberou governador da CPI

“Eles querem investigar quem mandou o dinheiro, não quem, possivelmente, talvez tenha desviado”, disse o presidente a apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro
1 de 1 Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou, nesta quinta-feira (10/6), o habeas corpus concedido pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). A decisão permitiu ao governador não comparecer para depor à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

“Vocês viram a decisão da ministra Rosa Weber sobre o governador do Amazonas? Ele, se não quiser, não precisa vir, não. Então, eles querem investigar quem mandou o dinheiro, não quem, possivelmente, talvez tenha desviado, tá? E pode comparecer e ficar quieto também”, disse Bolsonaro a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), comunicou que vai recorrer da decisão. Wilson Lima seria o primeiro dos chefes do Executivo estadual a prestar depoimento à comissão.

Se aceitasse comparecer à CPI, o governador seria pressionado por investigações de desvio de recursos federais para o combate à Covid-19 no estado e cobrado pela crise de desabastecimento do oxigênio hospitalar em Manaus.

ausência do governador do Amazonas não surpreendeu os membros do colegiado. Internamente, senadores tratavam como certa a concessão do habeas corpus. Ao abrir a sessão, no entanto, Omar Aziz afirmou que Wilson Lima perdeu “uma oportunidade única”.

Parlamentares ouvidos pelo Metrópoles apontam que a decisão não abre precedentes. No entanto, estudam mudar os requerimentos de convocação para convites. A medida permitiria que os convidados se recusassem a ir à CPI sem prejuízos legais.

Governadora do RN

O mandatário também fez menção à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que é opositora do governo federal. Na quarta-feira (9/6), Fátima disse que posições apresentadas pelo presidente da República frente à pandemia são “fruto do desvio mental e de caráter”.

“O Tribunal de Contas do estado disse que ela pegou esse dinheiro da saúde e gastou R$ 900 milhões com folha de pagamento, é isso? Daí eu sou genocida”, disse Bolsonaro a seus simpatizantes nesta quinta.

Não é a primeira vez que o presidente acusa governadores de desviarem recursos federais destinados ao combate à pandemia.

A conversa do presidente com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?