metropoles.com

Bolsonaro convoca Petrobras para discutir preço do diesel e defende ICMS fixo

Em transmissão ao vivo, presidente ainda disse que, durante reunião com a empresa nesta 6ª, também discutirá privatização da estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Live com Bolsonaro
1 de 1 Live com Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nesta quinta-feira (4/2) que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tenha um valor fixo em todo o país. Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais que faz toda as quintas, o chefe do Executivo federal ainda disse que convocou todos os ministros de seu governo e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para discutir o preço do diesel. A reunião está marcada para a manhã desta sexta-feira (5/2).

“Ninguém está interferindo na Petrobras, mas você [cidadão] tem que saber qual a composição do preço final do diesel”, declarou Bolsonaro.

Durante a reunião, segundo Bolsonaro, a privatização da estatal também será discutida. Segundo ele, o presidente Castello Branco terá de explicar os “prejuízos” da empresa em relação ao preço do combustível.

“A Petrobras é uma empresa aí importante, sim. Tem que ser privatizada ou não? Qual a sua opinião? Então, é isso que vamos conversar amanhã porque estava previsto que iriam dar um novo reajuste em cima do combustível. É justo ou não é? Dizem que a Petrobras está dando prejuízo. Então, o presidente da Petrobras vai dizer amanhã para os senhores, que é a obrigação deles, qual o prejuízo, porque que o preço é esse no Brasil, mesmo o da refinaria”, disse.

O chefe do Executivo também afirmou que a cada 500 litros de diesel produzido, o consumidor, na ponta da linha, paga R$ 165 de imposto federal. O valor do ICMS, no entanto, explica Bolsonaro, é muito maior.

“Então, você, caminhoneiro, quando vai abastecer o caminhão, você tem que saber: de imposto para mim, que represento o Poder Executivo Central, você paga R$ 165 de PIS/Cofins. Isso é justo? É um valor razoável? Está alto, está baixo? E, agora, você sabe quanto você paga de ICMS? Duvido, porque em cada estado é um valor diferente”, disse Bolsonaro.

Previsibilidade

Durante a transmissão, o presidente ainda defendeu que o Congresso Nacional aprove uma lei que estabeleça a cobrança do ICMS sobre o preço do óleo nas refinarias.

Mais cedo, nesta quinta, o presidente criticou a variação do ICMS que recai sobre o preço dos combustíveis e afirmou que o consumidor precisa de previsibilidade. O mandatário adiantou que vai convocar uma coletiva de imprensa na sexta-feira (5/2), às 11h, para tratar da questão.

Na semana passada, Bolsonaro apelou para que caminhoneiros não interrompessem suas atividades. Uma paralisação da categoria foi convocada para a última segunda-feira (1º/2), mas não teve o movimento não teve grande adesão e perdeu forças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?