metropoles.com

Bolsonaro confirma fim da necessidade de vistos para chineses

Medida facilita a entrada de cidadãos da China no Brasil. A ideia é atrair turistas e comerciantes do país asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fiesp/divulgação
Jair Bolsonaro – China
1 de 1 Jair Bolsonaro – China - Foto: Fiesp/divulgação

Enviada especial à Pequim (China) – Ao lado do chanceler Ernesto de Araújo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou que vai isentar chineses de vistos para entrar no Brasil.

Segundo o mandatário da República, a medida vale tanto para turismo quanto para negócios. “Pretendemos fazer a mesma coisa com a Índia”, disse na noite desta quinta-feira (24/10/2019), após jantar com a comitiva presidencial e com o dirigente da Fiesp, Paulo Skaf.

De acordo com o chefe do Executivo federal, ainda não há prazo para que a medida passe a valer, mas afirmou que será “o mais rápido possível, dentro dos moldes da lei”. Bolsonaro acredita que a facilitação aumentará o turismo no país.

“No Turismo, pretendemos cada vez mais abrir espaço para empresas da aviação, buscando apresentar [representantes das companhias] a governadores e facilitar isso”, justificou.

Na ocasião do anúncio, o titular do Palácio do Planalto utilizou o apelido que concedeu ao ministro Paulo Guedes, da Economia, para chamar o chefe da pasta das Relações Exteriores. Dessa forma, Araújo tornou-se o segundo “posto Ipiranga” do governo.

A medida facilita, portanto, a entrada de chineses no Brasil. Um projeto que trata do assunto já está em fase licitatória no Ministério das Relações Exteriores e prevê o aumento no número de centros de atendimento para vistos. A ideia é que a quantidade quadruplique.

A China não é a primeira nação a receber a benesse promovida pelo governo Bolsonaro. Neste ano, Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália já receberam a mesma isenção de vistos para entrar em território brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?