Bolsonaro compara imprensa dos EUA à brasileira: “Mesma coisa”
Durante transmissão nas redes sociais, presidente disse que imprensa brasileira tenta “arranjar” processo de impeachment contra ele
atualizado
Compartilhar notícia
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, que durou pouco mais de uma hora, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou nesta quinta-feira (06/02/2020) a imprensa norte-americana à imprensa brasileira. “A esquerda é a mesma no mundo todo”, disse.
A declaração foi feita enquanto o chefe do Executivo assistia ao discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feito após ele ser absolvido do processo de impeachment no Senado norte-americano.
“Alguma semelhança com o Brasil? Total semelhança. Alguns tentam a todo momento me arranjar um processo de impeachment, mas não os acho tão ousados, não”, afirmou.
De acordo com Bolsonaro, tanto a imprensa brasileira quanto a norte-americana “vão na onda ou fabricam certas notícias, fake news”. “Dá uma explosão e daí eles [a imprensa] não admitem outra coisa que não seja a condenação do político. Isso é comum no Brasil: pegam pessoas, esculhambam pessoas”, disse.
O presidente citou um processo que enfrentou no Supremo Tribunal Federal (STF) por racismo e, segundo ele, quando foi arquivado, “ninguém mais tocou no assunto”. “Outras ações têm por aí em cima de mim e da minha família.”
Bolsonaro ainda disse que a imprensa não pode atuar como se fosse o Poder Judiciário. “Eles acusam, eles julgam, eles condenam, semelhante ao que tá acontecendo nos Estados Unidos. Não é muito diferente aqui do Brasil do que fazem comigo. Um estardalhaço na mídia por um palavra no meio de um pronunciamento de 40 minutos. Mas é a regra de jogo. Com o tempo a população vai se conscientizando do que é o jogo do poder”, afirmou.