metropoles.com

Bolsonaro comemora apoio dos EUA ao Brasil na OCDE: “1ª divisão”

Inicialmente, o país decidiu priorizar a indicação da Argentina para ingresso na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou nesta quarta-feira (15/01/2020) a disposição dos Estados Unidos de apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O governo norte-americano entregou uma carta à organização apontando o Brasil para ser o próximo país a iniciar o processo de adesão à entidade.

“A notícia é muito bem-vinda. Eu venho trabalhando há meses em cima disso, de forma reservada, obviamente. São mais de 100 requisitos para você ser aceito. Estamos bastante adiantados, na frente da Argentina e as vantagens do Brasil são muitas. Equivale ao nosso país entrar na primeira divisão”, comparou o presidente, ao se referir às categorias de futebol.

Bolsonaro disse que não tem como falar em prazo para que o ingresso ocorra, pois depende da decisão de outros países que integram a organização. No entanto, ele afirmou que, pelo presidente norte-americano, Donald Trump, o Brasil já seria membro.

“Não posso falar em prazo. Não depende somente do Trump. Se fosse só do Trump, já estava lá. Depende de outros países. Estamos vencendo resistências e mostrando que o Brasil é um país viável”, destacou.

Na prática, a indicação feita pelos Estados Unidos demonstra que Trump defende o Brasil para ocupar a vaga que era da Argentina na fila de postulantes a um lugar no chamado clube dos países ricos.

Bolsonaro indicou também que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a sinalização do governo norte-americano. “Falei com o Paulo Guedes agora pela manhã. A notícia foi muito bem-vinda”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?